24/04/2023 Projeto para impulsionar turismo religioso é aprovado na comissão de Turismo

A Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Natal se reuniu, na manhã desta segunda-feira (24), no plenário Érico Hackradt e aprovou treze projetos de lei. Dos projetos em pauta, quatro foram designados para relatorias.

O estímulo e a valorização do turismo religioso ganharam destaque no plenário, que contou com a presença dos vereadores Hermes Câmara (PTB), Dickson Júnior (PDT), Luciano Nascimento (PTB), Chagas Catarino (PSDB) e Margarete Régia (PROS), visando inserir a capital potiguar nos roteiros nacionais e internacionais.

Entre os projetos aprovados estão o PL 673/2021, que dispõe sobre as diretrizes básicas para a propulsão do turismo religioso, e o PL 573/2021, sobre a criação de corredores turísticos em Natal.

"Pude observar que existem uns três projetos abordando o assunto. A promoção ao turismo religioso é uma pauta muito importante. Tendo em vista que Natal é uma cidade histórica e está entranhado na sua essência a fé e religiosidade. Aqui, relembro 7 igrejas turísticas, que em todos os anos, a Arquidiocese de Natal realiza ações em cima delas", falou o vereador Hermes Câmara.

Conforme o PL 573/2021, que institui o Corredor Histórico-Religioso, o Corredor Histórico-Cultural e o Corredor Paisagístico, tem como pretensão estimular a circulação turística em equipamentos, estabelecimentos e pontos de natureza histórico, religioso, cultural e paisagístico de interesse do público na capital.

Segundo o projeto, o Corredor Turístico Histórico-Religioso terá seu itinerário com início na
Catedral Metropolitana de Natal, passando pela Igreja de Santo Antônio (Igreja do Galo),
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (Catedral Velha), Igreja Bom Jesus das
Dores, Igreja Nossa do Rosário dos Pretos e finalizando na Pedra do Rosário.

Em voto favorável aos projetos, o vereador Hermes Câmara falou a respeito da iniciativa do executivo municipal que pretende realizar na Pedra do Rosário, Zona Norte, a maior estátua de Nossa Senhora de Fátima da América Latina.

Ao final da reunião foi anunciado a mudança no comando da comissão. Por uma questão regimental, o vereador Hermes Câmara deixa a presidência da comissão em razão de ter aceito a missão de ser o novo líder do Governo. Em seu lugar, entra o vereador Dickson Júnior.

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis