24/04/2023 Comissão realiza visita fiscalizatória na Unidade de Saúde da Família - Guarapes

Dando continuidade a agenda de fiscalização aos equipamentos de saúde, a Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou na tarde desta segunda-feira (24) uma visita à Unidade de Saúde da Família (USF) do Guarapes, zona Oeste, a fim de verificar o andamento dos trabalhos, identificar possíveis problemas e providenciar soluções. Participaram do encontro os vereadores Herberth Sena (PSDB), presidente do colegiado, Camila Araújo (União Brasil) e Preto Aquino (PSD).

Na ocasião, o vereador Herberth Sena apontou carências na infraestrutura e recursos humanos. "Durante a visita, a gente viu problemas na estrutura e a falta de três técnicos de enfermagem. Também precisa de um farmacêutico e constatamos que a distribuição de medicamentos não está acontecendo, a despeito da farmácia estar bem equipada. Dito isso, vamos encaminhar estas demandas para a Secretaria Municipal de Saúde e esperamos que as soluções aconteçam o mais rápido possível", pontuou.

Em seguida, o vereador Preto Aquino falou sobre a importância do trabalho de fiscalização realizado pelo colegiado. "São oportunidades que temos de ouvir a comunidade, usuários e servidores da saúde, além de conhecer sua realidades, dialogar, receber sugestões", afirmou. "É perceptível que essa unidade precisa de uma reforma geral em todo prédio e ampliar o quadro de profissionais. Para tanto, faz-se necessária a união de esforços com os deputados federais a fim de conseguir recursos para efetuar as melhorias", acrescentou.

O diretor da USF Guarapes, Leandro Rodrigues, disse que a gestão busca as contratações de enfermeiros e técnicos de enfermagem, bem como o conserto das cadeiras odontológicas. "Sobre a parte de Odontologia, existe a empresa para realizar a renovação dos equipamentos e creio que nos próximos dias este problema será resolvido. Já na farmácia, estamos em conversas adiantadas para, enfim, termos um farmacêutico na equipe. Enquanto isso, continuamos a batalha pelos técnicos de enfermagem, necessidade urgente diante da grande demanda do bairro. Por fim, recebemos a notícia que a reforma estrutural que começamos no ano passado e se encontra parada, vai ser reiniciada".

Fotos: Elpídio Júnior

Comissão de Saúde CMN - Visita a Unidade de Saúde da Família (USF) do Guarapes 24.04.2023