25/04/2023 Enfrentamento à desinformação é tema de palestra na Escola do Legislativo

Na manhã desta terça-feira (25), na escola do legislativo Wilma de Faria, sediou uma palestra para os servidores da Câmara Municipal do Natal, cujo tema abordado foi “Como enfrentar a desinformação”. Ministrada pela professora Valquíria Kneipp, a aula foi de propositura da vereadora Júlia Arruda, autora da Lei 7.092/20, instituindo a Semana Municipal de Enfrentamento e Combate à Disseminação de Informações Falsas no calendário oficial de Natal.

A desinformação é a disseminação de informações falsas ou imprecisas com o objetivo de influenciar a opinião pública para proteger interesses privados, gerando muitas vezes as chamadas “fake news”.  Para evitar a propagação de falsas informações e todos os perigos que elas podem causar, a professora e coordenadora do grupo de pesquisa “Gemini Pesquisa em Comunicação Midiática” da UFRN, Valquíria Kneipp, sugeriu aos cidadãos que selecionem fontes confiáveis de informação e verifiquem qualquer dúvida que possam ter.

“ Para agregar na palestra, trouxemos algumas das contribuições que a universidade e a comunidade acadêmica tem pesquisado sobre o assunto, desde sua origem até o motivo da desinformação ocorrer, também apresentamos alguns exemplos práticos que circulam nas mídias para ilustrar e informar sobre o contexto ao qual estamos inseridos atualmente ”, informou a professora.

Texto: Lorena Veríssimo
Fotos: Francisco de Assis