27/04/2023 Grafiteiro, rapper e ativista Miguel Carcará recebe Título de Cidadão Natalense

O grafiteiro, rapper e ativista social Miguel Carcará recebeu o Título de Cidadão Natalense, por proposição do vereador Milklei Leite (PV), em sessão solene com exposição de grafites e apresentações de Hip hop, no plenário da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (26).

“Miguel Carcará tem história em Natal. Os grafites dele estão em toda cidade: na escadaria de Mãe Luíza, no Beco da Lama, espalhadas pela na zona Norte. Eu o conheço há muitos anos, acompanho o projeto que ele mantém na comunidade da África, na Redinha. Então, onde o natalense vai encontra suas obras e onde ele passa deixa sua mensagem, conscientizando sobre as questões da criminalidade e das drogas, como educador que é. Miguel conhece toda Natal e tem um trabalho formidável na cidade. Por isso, essa é uma justa homenagem a uma pessoa que merece todo o nosso respeito e admiração, pelo trabalho de longos anos na capital e na região metropolitana”, defendeu o propositor.

Miguel Nery Santos Silva, conhecido popularmente como Miguel Carcará, é pedagogo e natural da capital paraibana, mas reside em Natal desde 2005, onde ficou conhecido pelos trabalhos artísticos e socioculturais, pelo ativismo pela cultura Hip hop e pela militância pelos direitos das populações de comunidades periféricas.  É idealizador e coordenador do movimento cultural Nossos Valores, com sede na a comunidade da África, na Redinha, onde realiza palestras e seminários sobre inclusão social e violência urbana, além de dar aulas de grafite, para crianças e adolescentes.

“Fico muito feliz de receber essa homenagem, mas é a cultura Hip hop de Natal quem ganha espaço, pois foi graças a ela que hoje estou aqui. Espero que outros de nossos artistas, num futuro bem próximo, também venham a ser homenageados, pois eles também estão aí desenvolvendo vários trabalhos e protagonizando as histórias deles”, disse o homenageado.

Crianças e adolescentes do projeto AfriCores, que Carcará coordena há 12 anos, também na comunidade da África, na zona Norte, bem como artistas do Hip hop e do Grafite de várias gerações da cultura urbana de Natal, lotaram o plenário e a galeria da CMN.

“Justíssima homenagem. Carcará é uma figura que se mistura com a cidade, pelas obras e pela militância muito aguerrida. Ele projeta Natal em outras cidades importantes do país, através da linguagem do Grafite. É uma figura exponencial como artista, como militante e como cidadão. É uma grande figura humana”, testemunhou Dácio Galvão, secretário municipal de Cultura, na oportunidade representando o prefeito Álvaro Dias.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo

Sessão solene de entrega de Título de Cidadão Natalense a Miguel Carcará 26/04/23