04/05/2023 Pessoas com Síndrome de Down e instituições são homenageadas na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quarta-feira (03), sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente em 21 de março, para homenagear pessoas com deficiência, militantes da causa e instituições de assistência a PCDs. A proposição foi do vereador Tércio Tinoco (União Brasil).

“Esta é uma oportunidade para dar visibilidade a essa causa, a essas pessoas e homenageá-las.  É uma data de conscientização de que Síndrome de Down (SD) não é doença e celebrar a vida, garantindo que pessoas com SD tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as outras”, defendeu o vereador.

Desde 2012, o dia 21 de março foi a data escolhida como Dia Internacional da Síndrome de Down para representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, que causa a síndrome, uma alteração genética presente na espécie humana desde nossa origem.

Simbolicamente, foram 21 os homenageados durante a sessão solene. Entre os quais as instituições mais conhecidas de Natal no tratamento e na assistência às pessoas com SD: Clínica Heitor Carrilho, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae),  Associação de Orientação aos Deficientes (Adote), Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil (Apabb) e Associação de Síndrome de Down do RN.

A conscientização das famílias e da sociedade é o primeiro passo para que pessoas com SD tenham o suporte necessário para se desenvolver e ter acesso à inclusão social. Afinal, nascer com Síndrome de Down não impede uma vida cheia de realizações, como já provaram a professora Débora Araújo Seabra de Moura e o chef Fred Carvalho Filho, dois dos homenageados.

Débora é professora auxiliar no Complexo Educacional Noilde Ramalho há 18 anos, e Fred, aos 21 anos, é a primeira pessoa com Síndrome de Down a se formar em Gastronomia no Rio Grande do Norte, e também o primeiro potiguar a empreender na área, com uma empresa dedicada a preparar molhos e petiscos totalmente naturais. Durante a homenagem na CMN, ela confirmou a importância do apoio da família para as conquistas, e ele confessou efusivamente: “Estou muito feliz!”.

Durante a sessão solene, o secretário municipal de Saúde, George Antunes, representou a Prefeitura de Natal; o coordenador da Secretaria Estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Décio Santiago, o Governo do Estado, e o desembargador Cláudio Santos, que também foi homenageado, representou o Tribunal de Justiça do RN.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo