• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

04/05/2023 Câmara de Natal debate sobre saúde Mental Antimanicomial em audiência pública

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quinta-feira (05), uma audiência pública para discutir sobre o tema “Por uma Saúde Mental Antimanicomial”. O debate foi uma iniciativa do vereador Daniel Valença (PT) dando voz ao Movimento de Luta que consiste em um diálogo de conscientização ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave. 

Participaram da audiência representantes de entidades do município do Natal que endossam o movimento antimanicomial, que luta por uma sociedade sem manicômios e faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

"O instrumento da audiência pública é justamente aquele momento que a gente utiliza para democratizar a Casa. Trazendo pessoas e demandas e a partir daí, projetarmos ações. Hoje esperamos levantar o cenário na Saúde Mental do município e como poderemos atuar para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e, ao mesmo tempo, atuar na luta antimanicomial. Porque infelizmente ainda há na cidade, no país e no mundo uma política manicomial em curso", falou o vereador Daniel Valença. 

A audiência contou também com a apresentação de um coral com os usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) cujo objetivo foi mostrar como as atividades artísticas podem contribuir no tratamento da saúde mental de forma adequada, promovendo a reinserção social dos usuários. 

"Falar sobre saúde mental antimanicomial é trazer uma abordagem humanizada para pensar esse sentido da saúde. É compreender que, sim, existem diversos tratamentos. Por isso precisamos questionar esse modelo de internações. Não é trancando e nem ouvindo. Não podemos usar isso como justificativa para não ouvir aquela pessoa. Pelo contrário, é importante que ela também seja protagonista do seu processo", destacou a vereadora Brisa Bracchi (PT).

Os vereadores Ana Paula Araújo (SD) e Raniere Barbosa (AVANTE) também estiveram presentes na Audiência.  

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Lorena Veríssimo

Audiência Pública: Por uma saúde mental antimanicomial