11/05/2023 CMN homenageia 101 anos do PCdoB e concede cidadania a presidente da legenda

Em sessão solene, nesta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Natal homenageou os 101 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e entregou título de cidadania ao presidente estadual da legenda, José Divanilton Pereira da Silva.

A proposição da homenagem ao PCdoB foi da vereadora Júlia Arruda, filiada ao partido desde 2020. “O PCdoB é o partido mais longevo do cenário político nacional e sempre esteve presente na história de lutas e conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras”, destacou a propositora.

A fundação do PCdoB é datada a partir do primeiro congresso do partido em março de 1922, quando admiradores da Revolução Russa de 1917 se reuniram em Niterói/RJ, para fundar o então denominado Partido Comunista do Brasil, com a sigla PCB.

Em Natal, a legenda organizou-se desde 1984, de acordo com o atual presidente do diretório municipal, Jan Varela, que recebeu a comenda em alusão aos 101 anos do Partido durante a sessão solene no plenário Vereador Érico Hackradt. “É com muita alegria que festejamos o PCdoB nesta casa, onde sempre tivemos representações atuantes com os ex-vereadores Juliano Siqueira, George Câmara, Pedro Gorki e Julia Arruda”, lembrou.

Já o novo cidadão natalense, Divanilton Pereira é natural de São José de Mipibu/RN e iniciou a trajetória política na década de 80, ainda no movimento estudantil da UFRN, participando das lutas pela redemocratização do País, quando estudante de Economia. Foi também nesse período que ele ingressou no PCdoB, organização da qual hoje integra o comitê central e preside o Diretório Estadual do Rio Grande do Norte.

Divanilton trabalhou por 35 anos na Petrobrás e, desde que ingressou na estatal, atuou no movimento sindical. Ele já presidiu o Sindicato dos Petroleiros do RN, foi presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e vice-presidente nacional.

“Conceder a cidadania é uma justa homenagem que prestamos ao presidente Divanilton Pereira”, afirmou a vereadora Júlia Arruda. “Para mim é uma grande honra receber a cidadania nesta sessão solene alusiva aos 101 anos do PCdoB. Muitos nem sabem que não nasci em Natal,  pois toda minha vida foi construída aqui, sempre atuando nas lutas sociais. Agradeço aos vereadores por me concederem essa honraria, em especial ao ex-vereador Pedro Gorki, que ingressou com o projeto para a concessão do Título e à vereadora Júlia Arruda, que o consolidou”, disse o homenageado.

Prestigiaram a solenidade a vice-prefeita de Natal, Aila Cortez; o procurador geral do Estado, Antenor Roberto, e a secretária estadual de Mulheres, Juventude, Igualdade racial e Direitos humanos, Olga Aguiar.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macêdo