11/05/2023 Dia das Ekedis é celebrado em cerimônia na Câmara de Natal

A Câmara Municipal de Natal realizou nesta quinta-feira (11) uma solenidade em homenagem ao Dia Municipal das Ekedis (Èkèjí), proposta pela vereadora Brisa Bracchi (PT). Na ocasião 19 mulheres das religiões de matriz africana receberam diplomas de reconhecimento pela representatividade no segmento.

A vereadora destacou que a lei 7.455/2023, que instituiu a data 27 de maio como Dia Municipal das Ekedis a partir de um projeto de lei da ex-vereadora Divaneide Basílio (PT), bem como espaços como a Frente Parlamentar dos povos de Matriz Africana, são conquistas que combatem o preconceito e a intolerância religiosa.

"É um passo que não podemos dar para trás. Temos uma dívida histórica enraizada no processo de escravatura. A gente assume o compromisso de lutar e apresentar proposições porque a diversidade nos une. Estamos aqui para lutar pelo respeito e por isso reconhecemos os festejos de Iemanjá como patrimônio da cidade e esse momento de homenagear essas importantes mulheres dentro das religiões de matriz africana", destacou Brisa Bracchi.

As Ekedis (Èkèjí) são consideradas como as grandes mães do candomblé e de outras religiões afro-ameríndias, que zelam pelos templos e são ainda coorientadoras e coguardiãs dos saberes ancestrais africanos. Dentre outras atribuições, são intermediárias entre as divindades e os sacerdotes e sacerdotisas durante os cultos religiosos. "A Ekedi é aquela que se dedica, que orienta, que está sempre disponível, seja para pessoas de terreiro ou não. Por isso é um momento de honra estarmos aqui e recebermos esse reconhecimento", destacou a Ekedi Dayanne Germano.

Evelyn Lira, outra Ekedi homenageada, enfatizou que poder estar na Câmara Municipal em uma solenidade dedicada a essas mulheres é uma conquista. "É uma luta diária dos povos de terreiro e ver que todas as ekedis podem estar aqui sendo homenageadas nesse espaço é uma grande conquista", disse ela.

O vereador Herberth Sena (PSDB) e a vereadora Margareth Régia (PROS) também participaram da solenidade.

Fotos: Nathália Macedo