12/05/2023 Câmara Municipal de Natal presta homenagem a profissionais de enfermagem

Nesta sexta-feira, 12 de maio, o mundo rende homenagens a enfermeiros e enfermeiras pelo Dia Internacional da Enfermagem. Em alusão à data, a Câmara Municipal de Natal realizou sessão solene, nesta quinta-feira (11), por proposição do presidente da casa, vereador Eriko Jácome (MDB).

“Este momento solene é uma forma de valorizar não só o brilhante trabalho realizado por todos os enfermeiros e enfermeiras da nossa cidade, como também um momento para dar visibilidade às necessidades da categoria que merece todo reconhecimento", afirmou o presidente.

O Dia Internacional da Enfermagem foi instituído em 12 de maio, em homenagem ao aniversário de nascimento de Florence Nightingale. Nascida em 1820, ela foi enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra, com um trabalho que teve grande impacto na reorganização dos serviços de saúde em nível mundial, o que a fez ser considerada um marco na profissionalização da enfermagem moderna.

No Brasil, comemora-se a Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, em homenagem à enfermeira brasileira  Ana Néri, que colocou-se à disposição do Exército Brasileiro para ir à Guerra do Paraguai, como auxiliar do corpo de saúde, sendo considerada a primeira enfermeira voluntária do Brasil.

Foram homenageados enfermeiros, enfermeiras, auxiliares e técnicos, entre os quais a primeira presidente do Sindicato de Enfermeiros do RN, Justa Maria da Mota, que conduziu o Sindern de 1988 a 1991. Como quem assistiu a categoria se organizar no Estado, desde 1974, ela destacou que os enfermeiros e enfermeiras participaram das lutas que garantiram saúde para todos e pela criação do SUS.

Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RN), Manoel Egídio da Silva Júnior, o reconhecimento da Câmara Municipal de Natal valoriza a profissão e dá visibilidade à categoria. “Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos todos os dias, especialmente no serviço público, no qual atuo há 34 anos, o amor pela Enfermagem nos faz dar o melhor de nós no cuidado dos pacientes, e a palavra de hoje é gratidão”, agradeceu.

O atual presidente do Sindern, Luciano Gomes Cavalcanti, ressaltou que a lista de homenageados foi composta pelos profissionais mais atuantes nas lutas pelos direitos da categoria e reforçou o agradecimento à homenagem prestada pelo Legislativo Municipal, através do presidente Eriko Jácome.

Completaram a mesa de autoridades a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN/RN), Sheila Saint-Clair, e a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Águida Nóbrega.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macêdo