17/05/2023 CMN entrega Comenda Professor Ulisses Celestino de Góis a contabilistas

Nesta terça-feira (16), contadores e contadoras de Natal deram um tempo na transmissão das declarações de Imposto de Renda, cujo prazo termina no próximo dia 31, para prestigiar a homenagem que a Câmara Municipal rendeu ao Dia da Contabilidade, em sessão solene para a entrega da Comenda Professor Ulisses Celestino de Góis, por proposição do vereador Raniere Barbosa (Avante).

“A Contabilidade é um dos pilares para o desenvolvimento de uma cidade, e os profissionais contabilistas são os condutores para o exercício dela. São esses profissionais que estão diariamente, na administração pública, nos órgãos de controle; na inciativa privada, em assessorias e consultorias contábeis, trabalhando para o desempenho produtivo, bem como na contabilidade eleitoral, que é a porta de entrada da legalidade dos mandatários para o exercício dos Poderes Legislativo e Executivo”, justificou o propositor da homenagem, destacando o orgulho de fazer parte da categoria como contador por formação. Raniere Barbosa também é o autor do decreto legislativo que instituiu a Comenda Professor Ulisses Celestino de Góis, em 2017, para agraciar profissionais da Contabilidade.

“Tenho 35 anos de profissão. Sou professora e contadora. Tudo que conquistei na minha vida foi através do exercício da Contabilidade e confesso que, quando o vereador me ligou pra dizer que eu iria receber essa comenda, me emocionei. Acho que na Contabilidade de Natal não há honraria maior que essa”, comemorou Arivalda Bezerra da Silva. A homenageada explicou a emoção e o orgulho devido à importância do nome da Comenda.

Ulisses Celestino de Góis foi um homem de muitos e grandes feitos, expoente em diversas áreas. Dentre suas realizações, participou da fundação da Faculdade de Ciências Contábeis e Atuariais de Natal (1957), que mais foi tarde incorporada à UFRN e também da fundação do Sindicato dos Contabilistas do RN (1946), do qual foi o primeiro presidente, bem como da Academia Norte-rio-grandense de Ciências Contábeis (1988). O Professor faleceu aos 94 anos de idade, em Natal, em 1990.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Anailson Gomes, agradeceu a homenagem prestada à categoria e ressaltou que o profissional contabilista é um dos mais atuantes na sociedade, pois é exigido dele dinamismo na aplicação das normas, o que requer constante atualização de conhecimento das leis e da tecnologia. “O PIB de Municípios, Estados e da União depende diretamente da presteza e da competência dos contabilistas”, destacou.

Também participou da solenidade a presidente da Academia Norte-rio-grandense de Ciências Contábeis, Jucileide Ferreira Leitão, autora do livro Ulysses Celestino de Góis – O líder e servidor da humanidade.

O Dia da Contabilidade, comemorado em 25 de abril, foi instituído para homenagear a profissão responsável pelo controle, planejamento e coordenação financeira de instituições e empresas. No Brasil, ainda são comemorados o Dia do Contador (22 de setembro), o Dia do Empresário da Contabilidade (12 de janeiro) e Dia do Técnico em Contabilidade (20 de novembro).

Durante a solenidade, o secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, que é professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN, desde 2004, foi agraciado com a Comenda Ulisses de Góis. Ele também representou a governadora Fátima Bezerra na mesa de autoridades, ao lado do deputado estadual George Soares, que representou a Assembleia Legislativa, e do controlador geral do Município, Ronaldo Rêgo, que representou o prefeito Álvaro Dias.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macêdo