18/05/2023 CMN entrega Comenda Dorian Gray a artistas consagrados e revelações

Criada em 2018, para homenagear a classe artística em alusão ao Dia do Artista Plástico, comemorado em 08 de maio, a edição 2023 da Comenda Dorian Gray Caldas foi entregue nesta quarta-feira(17), na Câmara Municipal de Natal, mais uma vez por proposição da vereadora Brisa Bracchi (PT).

Segundo o decreto legislativo que criou a honraria, podem ser agraciados pintores, escritores, poetas, escultores e demais profissionais em atuação na área da Cultura.  E com tal pluralidade os vereadores indicaram os homenageados, entre os quais estavam nomes já consagrados e outros ainda a serem revelados na literatura, na ilustração, no grafite, na fotografia, no design gráfico e em tantas outras formas de expressão artística. “A entrega da Comenda Dorian Gray é uma oportunidade de reconhecer e de valorizar, mas também de visibilizar a luta dos artista pelo o financiamento público da cultura e de revelar novos talentos e formas de arte”, resumiu a vereadora Brisa Bracchi (PT), confessando que priorizou novos talentos e novas manifestações artísticas nas indicações à homenagem.

Revelações como a ilustradora Amanda Lopes que, aos 28 anos, já vive de sua arte, desde 2016, retratando principalmente o cotidiano e as paisagens de Natal. Para a jovem artista, por mais que ser remunerada por fazer o que gosta seja gratificante, o reconhecimento da Câmara Municipal de Natal, através da Comenda Dorian Gray, é uma inegável realização.

Dorian Gray Caldas (1930-2017), artista plástico e escritor natalense, é tido como um dos precursores da modernidade artística no Rio Grande do Norte. A arte dele se manifestou em desenho, pintura de cavalete, pintura mural, mosaico, escultura, cerâmica, gravura e tapeçaria. Gray construiu uma identidade alicerçada na arte moderna, e o protagonismo dele se sobressai na constituição da identidade artística potiguar.  A atividade profissional de Gray iniciou em 1950, com o I Salão de Arte Moderna de Natal, em parceria com os artistas Newton Navarro e Ivon Rodrigues. Em 1989, tem um ponto alto com a publicação do livro “Artes Plásticas do Rio Grande do Norte (1920-1989). O artista plástico morreu aos 86 anos.

O secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, representou o prefeito Álvaro Dias na solenidade e destacou que, pelo nome que porta, a Comenda Dorian Gray tem muita relevância para todo artista com ela agraciado. Já a secretária estadual de Cultura, Maryland Brito,  representou a governadora Fátima Bezerra e disse que a Comenda ajuda a manter viva a memória e o legado de Dorian Gray. A Assembleia Legislativa foi representada pelo deputado Hermano Morais.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo