19/05/2023 Agroecologia na Cidade é tema de seminário na Câmara de Natal

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (19) a abertura do Seminário de Agroecologia na Cidade, que debateu o papel e a importância de se desenvolver atividades de mapeamento e educação ambiental de experiências de agroecologia na cidade do Natal. O evento teve como caráter especial apresentar os desafios e perspectivas da segurança alimentar.

O projeto é executado pela Associação de Apoio às Comunidades do Campo (AACC/RN), por meio de uma colaboração com a SEMURB (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo). A iniciativa foi viabilizada com recursos de Emenda Parlamentar proposta pala vereadora Brisa Bracci (PT) e conta com a parceria também do LabNutrir da UFRN.

"Hoje estamos fazendo o lançamento e a abertura do seminário. Um projeto fruto de uma emenda impositiva do nosso mandato e em parceria com a SEMURB, mais especificamente com o setor de educação ambiental. O projeto também tem a parceria da AACC visando realizar um mapeamento de experiências agroecológicas na cidade do Natal. O nosso mandato acompanha a pauta da agroecologia, defende e acredita na agroecologia como uma das formas fundamentais de garantir uma soberania alimentar e construir comida de verdade no campo e na cidade. Por isso, a importância de construir esse mapeamento de experiências agroecológicas que já existem aqui em Natal, mas que não estão mapeadas", pontuou a vereadora Brisa Bracci.

Para o Chefe da Educação Ambiental da SEMURB não existe uma sobreposição de funções com os parceiros do projeto. Otávio Escossia destaca que a SEMURB está participante visando acompanhar, em paralelo, todo o processo de idealização e execução.

"Nós nos reunimos com a AACC e com o pessoal do mandato da vereadora para fazermos a construção da metodologia que ia ser aplicada nesse mapeamento agroecológico aqui no município de Natal. O setor recepcionou a ideia inicial que estava sendo pensada para tentar contribuir da maneira que fosse possível e necessário. A SEMURB entra como parceiro no projeto e não existe uma sobreposição de funções, mas um acompanhamento", destacou.

O período de execução do mapeamento segue até julho.

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Lorena Veríssimo