01/06/2023 Câmara Municipal de Natal entrega Comenda Desportista Marinho Chagas 2023

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quarta-feira (31), sessão solene de entrega da Comenda do Mérito Desportista Marinho Chagas, criada em 2017, para homenagear desportistas e atletas de diversas modalidades, técnicos, equipes, profissionais de Educação Física e entidades, bem como personalidades e instituições que se destacam, contribuindo para o incremento e incentivo ao desporto e ao desenvolvimento do esporte na cidade.
O propositor da sessão solene, vereador Preto Aquino (PSD), acrescenta que com a Comenda também cabe homenagear criadores e mantenedores de ações sociais nas comunidades, bem como promessas e revelações do esporte, para dar visibilidade a jovens talentos em busca de oportunidades de patrocínio.
No entanto, entre os 27 homenageados e homenageadas indicados pelos vereadores, este ano, foi um veterano quem mais se emocionou ao receber a Comenda Marinho Chagas: o Marcelo Tigre, lutador de MMA, 12 vezes campeão mundial na categoria peso pesado.
Marcelo Alves Eneas é natalense do bairro das Rocas. Ele começou a lutar aos 15 anos de idade e construiu uma carreira internacional, que até agora conta com 104 lutas sem derrotas. Hoje, aos 50 anos, ele tem academias e um projeto social em Extremoz, planeja a luta de despedida da carreira profissional e um filme autobiográfico. “Já fui homenageado nos EUA, no Japão e recentemente em Brasília, mas em Natal, na minha terra, é a primeira vez”, contou emocionado. “Sinto gratidão por ser reconhecido pelo meu próprio povo”, disse.
A Comenda Marinho Chagas mantém viva a memória e o legado do jogador potiguar Francisco das Chagas Marinho, que foi um dos maiores expoentes do Futebol brasileiro. Nascido em Natal em 1952, "A Bruxa", como ficou conhecido, começou a carreira nos campos de várzea do pequeno Riachuelo. Foi Campeão Potiguar pelo ABC em 1970 e destacou-se jogando pela Seleção Brasileira, eleito o melhor lateral esquerdo na Copa do Mundo de 1974.  Marinho Chagas passou por times internacionais e nacionais como Náutico (PE), Fluminense (RJ) e Botafogo (RJ), onde estreou, em 1972, marcando gol contra o Santos de Pelé. Marinho Chagas faleceu em 2014, aos 62 anos, em João Pessoa/PB.
Na sessão solene de entrega da Comenda, conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome, a secretária municipal de Esportes, Jódia Melo, representou a Prefeitura de Natal, e o subsecretário estadual de Esportes, Júlio Cezar Nunes Júnior, o Governo do Estado.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo