• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

02/06/2023 Audiência na Câmara de Natal debate política de acesso para cannabis medicinal

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta sexta-feira (2), uma audiência pública para debater a Cannabis Medicinal com a perspectiva da pesquisa, da ciência e dos remédios. O debate foi presidido pela vereadora Brisa Bracchi (PT).

A discussão abordou como foco principal o preconceito, e sobretudo, a dificuldade do acesso daqueles que necessitam da cannabis para tratamento de doenças. Os pesquisadores que participaram do evento relataram que o processo é caro, demorado e exclui grande parte da população, ocasionando um problema de luta de classe social. 

"Nós precisamos regulamentar. Não estamos aqui tratando de uma ideologia política, não se trata de tema de esquerda ou direita, estamos falando de saúde. E por isso, não podemos admitir qualquer preconceito. Precisamos, sim, unir forças para combatê-lo. Juntamos dois mandatos, o meu e o da vereadora Brisa nesse sentido. Que bom que esse debate está sendo tratado ao nível estadual e também municipal," destacou o vereador Felipe Alves (União Brasil). 

A deputada federal Natália Bonavides (PT) trouxe uma perspectiva do andamento da tramitação do projeto de regulamentação na Câmara Federal e da importância da necessidade de proporcionar aos profissionais do SUS acesso à formação científica. "Na Câmara dos Deputados a gente conseguiu aprovar a regulamentação que os profissionais estejam aptos para prescrever nos estados devidos. Hoje, há, no mundo todo, um farto conhecimento científico sobre o uso medicinal para o tratamento de diversas condições," falou a deputada. 

"Nós aprovamos em 2022 uma lei, aqui no Estado do Rio Grande do Norte, da nossa autoria, que determina o direito do paciente de fazer o tratamento, como também determina a capacitação dos profissionais do SUS sobre a cannabis medicinal. Estamos avançado e inclusive o Rio Grande do Norte é pioneiro nesse debate, mas nós precisamos avançar mais. Essa questão da cannabis não é apenas um debate da ciência. Ele é um debate do acesso. Onde, hoje, quem tem dinheiro pode ter acesso de forma muito fácil. E o nosso debate é para a liberação do cultivo e também para garantir o acesso das pessoas com baixa renda a esse tratamento" pontuou a deputada estadual Isolda Dantas (PT).

A vereadora Brisa Bracchi, propositora da audiência, fez uma fala chamando atenção para que os profissionais de saúde do município de Natal tenham acesso aos conhecimentos tendo em vista que o tema não é bastante abordado nas graduações. Ela também se mostrou satisfeita com o debate. "A gente tá desmistificando a cannabis medicinal. Ela já é legalizada no Brasil e o debate que a gente faz hoje é sobre o acesso, que, infelizmente só quem consegue acessar é quem tem recurso suficiente para trazer o óleo importado. E as famílias que não tem uma condição financeira tão confortável como fica? É preciso democratizar esse tratamento que faz grande diferença como vimos aqui exposto," concluiu. 


Texto: Phablo Galvão
Foto: Francisco  de Assis

Audiência Pública Cannabis Medicinal 02/06/2023