12/06/2023 Câmara celebra Dia da Marinha com título de cidadania para Vice-Almirante

A Câmara Municipal de Natal realizou nesta segunda-feira (12) uma audiência em alusão ao “Dia da Marinha”, comemorado em 11 de junho. A data é importante para a Força Naval, pois são rememorados os feitos heroicos da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida durante a Guerra do Paraguai, entre os anos de 1861 e 1865, na qual a Marinha brasileira saiu vitoriosa. A cerimônia proposta pela vereadora Camila Araújo (União Brasil), também foi marcada pela entrega do título de cidadão natalense ao Vice-Almirante do 3° Distrito Naval, Alexander Reis Leite.

"É uma honra estarmos nesta Casa celebrando o Dia da Marinha e os 158 anos da Batalha Naval do Riachuelo. Ao mesmo tempo, também comemoramos a vida do Marquês de Tamandaré e tantos homens valiosos que lutaram e lutam pela nossa pátria. O reconhecimento se estende ao Almirante Reis Leite, que hoje recebe de nós o título de cidadão natalense", destacou a propositora.

O Marquês de Tamandaré é patrono da Marinha do Brasil. Toda sua vida foi dedicada à instituição, participou de períodos críticos da história do País, como a Guerra do Paraguai. O Vice-Almirante Alexander Reis ressaltou que, além de todo o simbolismo, a data aproxima a Marinha do povo brasileiro. "Após 158 anos a Marinha tem orgulho de ver a população natalense, por meio da Câmara, homenageando a força naval. O que vivemos hoje se dá em função do que os outros fizeram antes de nós. Por isso, nos comprometemos com o presente para construirmos um futuro ainda melhor", declarou o militar.

A cerimônia contou com a participação de autoridades, do Grupo dos Veteranos, da Banda de Fuzileiros Navais, da Escola Cívico Militar Professora Maria Alexandrina Sampaio, do vereador Kleber Fernandes (PSDB) e da vereadora Nina Souza (PDT).

Texto: Cláudio Oliveira

Fotos: Francisco de Assis