12/06/2023 Vereadores recebem enfermeiros em audiência sobre piso da categoria

A Câmara Municipal de Natal recebeu durante audiência pública nesta segunda-feira (12), enfermeiros da rede municipal que estão reivindicando o cumprimento do piso nacional da categoria.

O debate ocorreu em horário cedido pela Comissão de Justiça da Casa. "A gente vem acompanhando a situação dos Enfermeiros. Infelizmente, essa audiência foi informada aos servidores sem que os vereadores fossem avisados, sem haver agendamento e de modo que não pôde ter a presença de secretários, que é importante. De todo modo, recebemos a categoria para que tivesse espaço de fala e fazermos encaminhamentos", disse a presidente da comissão, vereadora Nina Souza (PDT).

A grande preocupação, segundo o vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado (Sindern), Matheus Eutropio, é que a União garante recursos para a complementação do piso, mas os municípios precisam enviar os dados. Por isso, os profissionais cobram a apresentação do impacto financeiro e soluções para o impasse. "Depois de toda a luta para a aprovar o piso nacional, o secretário de saúde ainda não sentou com a categoria para abrir o diálogo. Não temos respostas do prefeito, nem do secretário de saúde. Isso é preocupante porque há prazos a serem cumpridos", frisou.

O líder do Governo na Casa, vereador Hermes Câmara (PTB), ressaltou que não tem faltado apoio da Casa ao pleito dos servidores. "Provavelmente, até esta quarta-feira estaremos nos reunido com secretários de administração, de planejamento e de saúde, além dos representantes dos sindicatos e da comissão da saúde da Câmara para definirmos encaminhamentos pendentes. Essa legislatura é unânime em favor dos servidores públicos", disse ele.

Um projeto de Indicativo foi aprovado pelos vereadores recentemente instituindo o piso salarial dos servidores da enfermagem e abrindo créditos suplementares no orçamento para tanto. "Os Executivos municipais têm até o dia 16 de junho para fazer a atualização dos valores. Temos projeto aprovado para que que esse piso seja cumprido no município. Por isso, é fundamental que os servidores estejam na Câmara porque esse prazo está acabando", pontuou o vereador Daniel Valença (PT), autor do projeto.

Os vereadores Klaus Araújo (PSDB), Kleber Fernandes (PSDB), Preto Aquino (PSD) e Robério Paulino (PSOL) também participaram da audiência.

Fotos: Lorena Veríssimo

Audiência Pública 12/06/2023