15/06/2023 Câmara Municipal de Natal celebra 60 anos da Fundação José Augusto

Intelectuais, artistas, servidores e aposentados da Fundação José Augusto foram homenageados pela Câmara Municipal de Natal por ocasião dos 60 anos da instituição responsável por criar e gerir a política cultural do Rio Grande do Norte. Na sessão solene de proposição da vereadora Margarete Régia (Pros), nesta quarta-feira (14), o fundador da FJA, ex-governador e ex-ministro Aluísio Alves também recebeu homenagem in memoriam, na ocasião representado pelo sobrinho neto, vereador Felipe Alves (União Brasil).

“Estamos prestando uma justa homenagem a essa instituição que presta relevantes serviços a Natal e ao Rio Grande do Norte há 60 anos, cuidando da nossa cultura”, afirmou a propositora da sessão solene. “Todo reconhecimento é gratificante, pois é uma mostra de que o que está sendo feito está sendo visto. E o que a Fundação José Augusto está fazendo há 60 anos é importante pela continuidade que garante à política cultural do Rio Grande do Norte”, ressaltou a secretária extraordinária de Cultura do RN, Mary Land Brito. “É muito especial esse momento. Agradecemos à Câmara Municipal de Natal por essa homenagem”, acrescentou o diretor geral da Fundação, José Gilson Matias Barros.

A Fundação José Augusto foi criada em abril de 1963. No início, atuava como instituição cultural e de ensino superior.  Atualmente, a FJA gerencia cinco museus, três bibliotecas, quatro teatros, duas escolas de arte, uma orquestra sinfônica, três corais, um parque, uma gráfica e vinte e oito casas de cultura, além de grupos artísticos e programas permanentes de financiamento da produção cultural e de apoio às manifestações da cultura popular.

A secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, representou o prefeito Álvaro Dias e também recebeu homenagem em nome da mãe, Ilma Melo Diniz, primeira mulher a assumir a presidência da FJA, em 1966. Em nome de todos os homenageados, o orador da noite foi o advogado, escritor e imortal Diógenes da Cunha Lima, presidente da Academia Norte-riograndense de Letras (ANRL). O juiz federal Ivan Lira, também membro da ANRL, completou a mesa de autoridades.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo