16/06/2023 CMN celebra 189 anos da PM e outorga cidadania ao deputado federal Sgt Gonsalves

Na tarde desta sexta-feira (16), a Câmara Municipal de Natal homenageou em sessão solene o aniversário de 189 anos de fundação da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e entregou Título de Cidadão Natalense ao deputado federal Sargento Gonsalves. A proposição das homenagens foi da vereadora Camila Araújo (União Brasil).

“Para mim é uma honrar poder propiciar, pela segunda vez, por ocasião do aniversário de fundação da Polícia Militar do RN, a homenagem da Casa do Povo a esses homens e mulheres de valor, que foram indicados pelos comandantes das unidades especializadas e batalhões da PM”, disse a vereadora sobre os 68 policiais homenageados na sessão solene. Além deles, dois coronéis da reserva, Cel. Sales e Cel. Ângelo, ex-comandantes da instituição, foram agraciados com votos de congratulações, e o Comando da PM recebeu uma placa comemorativa pelos 70 anos do Quartel Geral da corporação, na Avenida Rodrigues Alves, no bairro de Petrópolis.

O Cel. Sales criou o Gabinete Militar do Poder Judiciário, e o Cel. Ângelo Dantas foi o responsável pelo trabalho de pesquisa que reconheceu a correta data de fundação da Polícia Militar do RN como 27 de junho de 1834. “Até 2010, o aniversário da nossa PM era comemorado no dia 04 de novembro, e 1836 era considerado o ano da fundação. Durante oito anos, fizemos um trabalho de pesquisa documental que mostrou que a Polícia Militar foi criada em 27 de junho de 1834 e teve sua organização, com a sanção do primeiro regulamento geral da corporação em 04 de novembro de 1836”, explicou o memorialista.

“O reconhecimento da Câmara Municipal de Natal nos engrandece e nos incentiva a continuar prestando o melhor serviço possível à população natalense”, agradeceu o subcomandante da PM, Cel. Zacarias Mendonça, que representou o Cel. Alarico Azevedo, comandante geral da PM, na sessão solene. Atualmente, com oito mil policiais no efetivo, a Polícia Militar é o único órgão do Estado presente em todos os 167 municípios potiguares.

Título de Cidadão Natalense

Evandro Gonçalves da Silva Júnior, Sargento Gonçalves, cristão evangélico, policial militar e professor, 39 anos de idade, paraibano natural de Campina Grande, casado e pai de três filhas, se define como potiguar por adoção. Ele chegou ao bairro Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal, em 1997, aos 13 anos de idade. Em 2018, depois de mais de 18 anos como PM, ingressou na atividade político partidária e foi eleito deputado federal.

“É um momento de muita emoção e fico muito honrando por receber esse título, pois foi em Natal que cresci, me converti ao Senhor Jesus, conheci minha esposa, formei minha família e me tornei policial militar”, disse o deputado federal.

Completaram a mesa de autoridades o deputado federal João Maia; o major brigadeiro Araújo, da Força Aérea Brasileira; o vice-almirante Alexandre Reis, da Marinha do Brasil, e o coronel Miranda, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo