17/06/2023 Escola do Legislativo conclui curso de capacitação para conselheiros tutelares

Na manhã deste sábado (17), a Escola do Legislativo Wilma de Faria, da Câmara Municipal de Natal, concluiu o curso de capacitação para conselheiros tutelares da capital potiguar com a palestra: "O SUAS e os Conselhos Tutelares", ministrada pela assistente social Diana Brito, do Departamento de Proteção Social Especial - Semtas. Ao final do encontro, foi feita a entrega dos certificados de conclusão aos participantes.

"Apresentamos aos conselheiros tutelares os serviços, programas e unidades de atendimento da Assistência Social da Prefeitura de Natal. Cabe ressaltar que ainda existem muitas dúvidas sobre o que é um serviço e o que é um programa e quais as competências de cada secretaria do município. Então, mostramos aos conselheiros quando e como eles devem acessar a rede de apoio", explicou Diana Brito.

Jeane Flávia, conselheira tutelar em Natal - Região Leste, falou que a oportunidade oferecida pelo Legislativo natalense é importante porque, segundo ela, não existe formação continuada na cidade para os servidores dos Conselhos Tutelares. "Infelizmente, para construir novos conhecimentos e aprimorar o trabalho, a gente precisa buscar cursos em outros estados. Então, a atitude da Câmara Municipal chegou em boa hora".

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo Wilma de Faria, Keliane Mendes, o objetivo da iniciativa é melhorar os serviços ofertados à população através da formação continuada dos profissionais empenhados em garantir os direitos das crianças e adolescentes. "Trata-se de trocar experiências, incentivar o debate acerca de assuntos do interesse público e sintonizar todos com as novidades neste campo de atuação", pontuou.

A vereadora Júlia Arruda (PCdoB) esteve presente na atividade e reforçou o compromisso do Parlamento Municipal com as políticas de proteção à população infantojuvenil da capital. "Na ponta do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, estão os conselheiros tutelares. Muitas vezes, são eles que realizam os primeiros atendimentos às vítimas do trabalho infantil e outras violações. Por isso a boa formação é tão importante", concluiu.

Também esteve presente no ato de conclusão do curso, a vereadora Camila Araújo (União Brasil).

Fotos: Francisco Câmara