20/06/2023 CMN festeja aniversário da Cidade da Esperança e memória de Aluízio Alves

Em sessão solene de propositura da vereadora Margarete Régia (Pros), nessa segunda-feira (19), a Câmara Municipal de Natal homenageou o aniversário de fundação da Cidade da Esperança, bairro da zona Oeste da capital potiguar.

“Além de celebrar o primeiro conjunto habitacional da América Latina, essa noite estamos celebrando também a memória do ex-governador Aluízio Alves que realizou em nossa cidade essa experiência pioneira na habitação popular, para garantir moradia aos sertanejos que chegavam do interior à capital”, destacou a propositora da sessão solene. “A Cidade da Esperança é uma das obras mais representativas do meu pai”, ratificou o ex-ministro Henrique Alves, filho do ex-governador, que o representou para receber a homenagem in memoriam.

Aluízio Alves construiu a Cidade da Esperança para famílias de baixa renda, que não tinham onde morar. As primeiras casas foram entregues em 1966. E em 1974, quando foi entregue a última etapa, o conjunto tinha 2.434 unidades.

Durante a sessão solene, foram homenageados moradores, instituições e expoentes da cultura, do comércio, da religiosidade e dos serviços públicos instalados na Cidade da Esperança. Entre eles, nomes conhecidos na cidade como o empresário Marcelo Queiroz, presidente da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomercio/RN), o teatrólogo Dimas Carlos e a produtora cultural e poetiza Amélia Freire.

“Hoje, a Cidade da Esperança é um bairro de comercio pujante, com grande concentração de serviços públicos e com boa infraestrutura urbana”, destaca o diácono Jessé Lucas, morador do bairro há quatro décadas e ordenado na Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Esperança e Santo Inácio de Loyola há 12 anos. “A Cidade da Esperança não é mais vista como um bairro de alta criminalidade. É um bairro que hoje atrai pessoas de toda Natal pela quantidade de órgãos públicos que sedia. A Cidade da Esperança continua produzindo artistas e expressões culturais”, acrescenta Amélia Freire.

Além do ex-ministro Henrique Alves, também representaram a família Alves na sessão solene o ex-ministro e ex-governador Garibaldi Alves Filho e o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo