• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

20/06/2023 Comissão realiza visita técnica no Centro de Turismo da capital

A Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo realizou na manhã desta terça-feira (20), uma visita técnica ao Centro de Turismo de Natal, localizado no bairro de Petrópolis. A ação faz parte de uma série de fiscalizações programadas pela comissão. 

Ainda desconhecido por muitos visitantes e moradores da cidade, o Centro de Turismo de Natal carrega uma longa história. Inaugurado em 1976 e tombado como patrimônio histórico desde 1988, o local foi o primeiro equipamento turístico da cidade, mas antes já funcionou como casa de veraneio, asilo, orfanato e até cadeia. Hoje, o local se destaca pelo seu pioneirismo na oferta de serviços e produtos regionais. 

“O propósito dessas visitas é conhecer de perto nossas demandas turísticas. Hoje ficamos surpresos ao encontrar um local tão bem organizado, com restaurante e muitas lojas, sendo subutilizado”, contou Dickson Júnior. Ainda de acordo com o vereador, um dos problemas observados, que será discutido dentro da comissão, foi a falta de estacionamento apropriado para veículos maiores, pois segundo ele, grandes empresas evitam levar pessoas até o local devido a este empecilho.

Outra demanda observada foi a pouca divulgação do espaço, como falado anteriormente, até hoje desconhecido por uma parcela da população. Para o vereador Chagas Catarino, é importante fomentar a cultura local, trazendo os próprios moradores da cidade para conhecer o lugar, além de inserir o equipamento na rota do turismo histórico, fugindo um pouco do tradicional que são as praias, e assim atrair cada vez mais turistas para visitação.
 
De acordo com Everaldo Trigueiro, presidente da Associação dos Empreendedores do Centro de Turismo de Natal (ASCTUR), o local possui de 150 a 200 pessoas que sobrevivem direta ou indiretamente da renda gerada no espaço e o baixo fluxo de visitantes preocupa cada vez mais lojistas e fornecedores.  

Além da presença do presidente e vice da comissão, o vereador Felipe Alves também participou da visita como representante da mesa diretora. 

Texto: Lorena Veríssimo
Fotos: Francisco de Assis

Comissão de Turismo Visita externa,Centro de Turismo de Natal 20/06/2023