21/06/2023 Câmara Municipal de Natal entrega Comenda Motorista Exemplar

A Comenda Motorista Exemplar foi entregue pela primeira vez nesta terça-feira (20), em sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Natal. A honraria foi criada em 2021 para ser outorgada anualmente a condutores do sistema de transporte coletivo e opcional, táxis e transportes por aplicativo, em homenagem ao Dia do Motorista (25 de julho).

Foram homenageados 25 motoristas. A maioria indicados pelas respectivas empresas ou cooperativas. “Estou me sentindo muito orgulhoso”, disse o motorista Antônio Soares Souto. Ele dirige ônibus de linha urbana em Natal para a mesma empresa há 45 anos. Já se aposentou, mas não quis parar. Não esconde o amor pela profissão e nem a “frustração pela falta de reconhecimento dos passageiros”. Também se queixa da falta de segurança. Conta que já passou por oito assaltos.

Para o vereador Milklei Leite (PV), autor do projeto de resolução que criou a comenda e propositor da sessão solene, o objetivo é justamente a valorização, o reconhecimento e o incentivo aos motoristas de hoje e aos de amanhã. “A profissão de motorista é muito importante para a sociedade e requer zelo especial pelo bem coletivo e pela vida humana. Eles são incumbidos da responsabilidade de conduzir todos os dias, uma quantidade enorme de usuários, com o compromisso de zelar pela segurança de todos”, ressalta o vereador que, antes de ser parlamentar, trabalhou como motorista do transporte opcional por mais de 20 anos, e nesse tempo pôde testemunhar as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da categoria.

A motorista Marilene de Sousa Brasileiro representou a categoria. Há seis anos dirigindo alternativo, para ela a maior dificuldade no dia a dia é dividir as ruas com motoristas que não respeitam sinalização e regras de boa convivência no trânsito. “Quem para pra desembarcar passageiro em ponto de ônibus ou quem estaciona em fila dupla e fecha uma faixa de rolamento, por exemplo, não sabe o quanto está atrasando a vida de outras dezenas de pessoas que estão no transporte coletivo a caminho de seus compromissos, que pode ser o trabalho, ou uma consulta médica”, destaca. “É uma profissão árdua, mas que exerço com carinho. E estou muito feliz por estar aqui representando a categoria”, acrescentou.

O representante de Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sintro), Carlos Silvestre, e o Diretor de Transportes do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Rômulo Lins, ressaltaram a importância do reconhecimento da Câmara Municipal de Natal para a categoria. O secretário adjunto da STTU, Lincoln Werner; o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão; e a representante da Transcoop Natal, Edileuza Queiroz, completaram a mesa de autoridades e personalidades.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo