06/07/2023 Frente Parlamentar de Cultura visita obras do Teatro Sandoval Wanderley

Nesta quinta-feira (06), a Frente Parlamentar de Cultura da Câmara Municipal de Natal visitou a obra do Teatro Municipal Sandoval Wanderley, localizado no bairro do Alecrim, que passa por completa reforma em sua estrutura. A fiscalização no local foi conduzida pela presidente da Frente Parlamentar, vereadora Brisa Bracchi (PT), que reuniu a equipe técnica da Prefeitura em busca de informações sobre a obra.

De acordo com a vereadora Brisa Bracchi, o Legislativo natalense faz o acompanhamento da reforma do equipamento desde o início dos trabalhos. "Quando a gente esteve aqui pela primeira vez, a obra ainda nem tinha começado. Retornamos, agora, com o processo em andamento, para ver na prática o que está no projeto do novo "Teatro do Povo", como é conhecido o Sandoval Wanderley", justificou.

"Esse teatro tem um papel histórico, social e político muito importante para a capital potiguar. Não é à toa que existe uma grande preocupação em restaurar este espaço, fechado a mais de dez anos. Portanto, precisamos garantir que os serviços aconteçam dentro do melhor trâmite possível, a fim de que possa ser finalizada e que o teatro seja devolvido para a população", acrescentou.

Por sua vez, o diretor do Teatro Sandoval Wanderley, Lenilton Teixeira, informou que a parte da reforma que trata da alvenaria já foi concluída (banheiros, camarins, divisórias etc.). "Ou seja, o que tinha que ser levantado está executado. De resto, temos o acabamento, arrumação e calhas de luz para fazer. É importante dizer que as chuvas, rotineiras neste período do ano, atrapalharam um pouco o andamento dos trabalhos. Mas, a despeito disso, a obra está num estágio avançado. Por este motivo, acredito que tudo poderá estar pronto em novembro", avaliou.

A arquiteta Débora Mendes, autora do projeto de reforma do teatro, pontuou que o espaço terá, no pavimento térreo, uma sala multiuso para reuniões e ensaios, além de um café. "O segundo pavimento, que é a sala de espetáculo, vai seguir da forma como era. O prédio seguirá todas as normas de acessibilidade, alinhado com a legislação que temos hoje. A boa notícia é que a Prefeitura conseguiu a doação de um terreno da Escola Estadual João Tibúrcio, que funciona na lateral do teatro, ajudando a ampliar a área do Sandoval", disse ele, que completou: "Trata-se de um projeto elaborado de forma coletiva. Entrevistei muita gente, especialmente artistas da cidade que já tinham usado o teatro na época que ele funcionava. O meu desejo, e acredito que seja o desejo de todos os natalenses, é que o teatro volte a funcionar num bairro popular como o Alecrim, para que mais pessoas tenham acesso a cultura".

Fotos: Elpídio Júnior

Frente Parlamentar de Cultura visita obras do Teatro Sandoval Wanderley 06.07.23