• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

20/07/2023 Vereadores de Natal aprovam reajuste de professores, em sessão extraordinária

Em sessão extraordinária, nesta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Natal aprovou o reajuste da remunerac?a?o dos profissionais de ensino. A convocação extraordinária, durante o recesso legislativo, foi feita pelo presidente, vereador Eriko Ja?come, de acordo com o Regimento Interno da casa e com a Lei Orga?nica do Munici?pio, para a apreciação de dois projetos de lei enviados à CMN pelo Poder Executivo, para que os efeitos desses entrem em vigor ainda neste mês de julho. 

De acordo com o projeto de lei 400/23, o reajuste da remunerac?a?o dos professores e educadores infantis da rede municipal de ensino será de 7%, a ser incorporado já na folha de pagamento deste mês. Durante a votação, duas emendas do vereador Hermes Câmara foram consensualizadas, para garantir a apliação do mesmo reajuste para os inativos da categoria também a partir deste mês, ao contrário do que previa o texto enviado pelo Executivo, no qual o aumento para os inativo só seria incorporado a partir de janeiro próximo.

Tanto para ativos quanto para inativos, o reajuste será retroativo a janeiro de 2023, e os valores respectivos até junho passado, deverão, segundo o que os vereadores aprovaram, ser pagos em quatro parcelas sucessivas de janeiro a abril de 2024.

O vereador Hermes Câmara, autor das emendas, parabenizou aos professores, vereadores e ao prefeito Álvaro Dias, pela condução da negociação que garantiu a conquista dos profissionais da rede municipal de ensino. A coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), Maria de Fátima Oliveira Cardoso agradeceu aos vereadores e disse que a Câmara Municipal de Natal atendeu às expectativas da categoria.

Já o PL 401/2023, também proposto pelo Poder Executivo, para conceder isenc?a?o do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) a?s concessiona?rias e permissiona?rias do transporte pu?blico coletivo municipal, com efeito entre 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024, acabou não sendo votado em regime de urgência, durante a convocação extraordinária, por obstrução da bancada de oposição. 

O presidente da CMN, vereador Eriko Ja?come, avaliou positivamente a sessão extraordinária. “Os vereadores e vereadoras se mostraram comprometidos com os interesses de nossa cidade e atenderam à convocação extraordinária. Assim, garantimos o reajuste dos profissionais de educação do Município, com paridade entre ativos e inativos”, concluiu

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Elpídio Júnior