08/08/2023 Câmara Municipal de Natal entrega Comenda Patrono Frei Miguelinho a Dácio Galvão

Uma festa com tantas manifestações culturais como há muito o Teatro Alberto Maranhão não vivia.  Foi assim na noite desta segunda-feira (07), para a entrega da Comenda Patrono Frei Miguelinho, pela Câmara Municipal de Natal, ao presidente da Fundação Capitania das Artes, Dácio Galvão.

A Comenda "Patrono Padre Miguelinho" foi criada pela mesa diretora da Câmara Municipal de Natal, em 2008, como uma honraria especial a ser concedida a autoridades e ex-parlamentares, que ao juízo da CMN, tenham prestado relevantes serviços ao Município nas respectivas áreas de atuação, tendo se destacado e se tornado merecedoras deste especial reconhecimento do Poder Legislativo Municipal.

E, por proposição do vereador Raniere Barbosa (Avante), o escritor e gestor cultural, Dácio Galvão foi agraciado pela atual legislatura, através de Projeto de Decreto Legislativo aprovado em dezembro passado.

“Não podemos falar sobre Cultura em Natal, sem citar Dácio Galvão. Embora tenha alcançado bastante notoriedade nas últimas décadas como gestor, Dácio distingue-se sobretudo como homem de letras. Alguns costumam dizer que Dácio é o super-homem da cultura natalense. Como secretário, possui um papel fundamental na promoção e incentivo das artes na cidade e busca valorizar e dar visibilidade aos artistas locais, além de fomentar a cultura e estimular o acesso da população à arte”, destacou Raniere, acrescentando que o homenageado é uma pessoa extremamente merecedora da honraria e um exemplo a ser seguindo na valorização da cultura e na defesa dos valores democráticos.

Para uma plateia lotada de artistas populares, intelectuais, mecenas e políticos, a mesa de autoridades foi composta pelo vereador propositor da honraria; a secretária estadual extraordinária de Cultura, Mariland Brito, representando o Governo do Estado; o deputado estadual Adjuto Dias, representando a Assembleia Legislativa; o reitor da UFRN, José Daniel Diniz; o presidente da Fecomercio RN, Marcelo Queiroz; o maestro do Forró, representando a classe artística, e o secretário municipal de Comunicação, Heverton Freitas, representando a Prefeitura de Natal.

Os vereadores Aroldo Alves, Brisa Bracchi, Felipe Alves e Zé Humberto, e os deputados estaduais Divaneide Basílio e Ubaldo Fernandes conduziram o homenageado ao palco do TAM. E o prefeito Álvaro Dias participou do momento da entrega da medalha ao seu secretário de Cultura.

“Essa medalha mais do que um honra individual é o reconhecimento de um trabalho de construção coletiva dedicado à Cultura, desde os anos 70 até hoje, passando pela militância cultural, gestão, literatura e cultura popular, mas acima de tudo de diálogos e ressignificações”, atribuiu Dácio Galvão.

Mestre em Literatura Comparada e doutor em Literatura e Memória Cultural pela UFRN, Dácio Galvão é autor de livros e CD’s, e bem-sucedido gestor cultural. Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) na cadeira Nº 58, ocupada anteriormente pelo pai, o historiador, escritor e jurista Hélio Galvão (1916-1981) e imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras, ocupando a cadeira de número 10.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo