09/08/2023 CMN homenageia e recebe homenagem da Base Aérea de Natal

A Câmara Municipal de Natal realizou, nessa terça-feira (08), sessão solene em honra e homenagem aos 81 anos da Base Aérea de Natal e em alusão aos 150 anos de Santos Dumont, por proposição da vereadora Camila Araújo (União Brasil).

A parlamentar destacou a importância histórica da Base Aérea de Natal. “ Ela foi protagonista durante a Segunda Guerra Mundial e nos dá muito orgulho, assim como a Força Aérea Brasileira, cujo patrono é o Pai da Aviação. Nossos parabéns e nossa gratidão”, justificou a propositora.

“É uma grande satisfação para a Base Aérea de Natal receber essa homenagem prestada pela Câmara municipal de Natal, bem como ao nosso patrono Santos Dumont. Recebemos com orgulho e vamos retribuir, agradecendo e também homenageando essa Casa”, disse o comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, que entregou ao vice-presidente da CMN, vereador Hermes Câmara (PSDB), placa em “agradecimento ao excelente relacionamento entre a Base Aérea e o Poder Legislativo Municipal”,

Na mesma sessão solene, o comandante Cólen procedeu a imposição da Medalha do Mérito Santos-Dumont à vereadora Camila Araújo. A distinção é concedida a militares da Força Aérea Brasileira que se destacaram no exercício da profissão, a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que tenham se tornado credores de homenagens especiais da FAB, e a cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.

“Recebo a Medalha do Mérito Santos-Dumont com enorme gratidão por esse reconhecimento ao nosso mandato que tem estendido as mãos aos nossos militares. Deixo esse registro de que estou muito grata, muito feliz e muito emocionada”, ressaltou a vereadora.

"Trampolim da Vitória"
A Base Aérea de Natal foi ativada em 7 de agosto de 1942, há 81 anos.  Atualmente, a Base Aérea de Natal sedia diversas unidades, esquadrões e grupo de instrução tática.  A BANT também provê apoio ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Natal e ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

“A Base Aérea de Natal também é responsável pela formação de pilotos operacionais de combate que vão auxiliar a Força Aérea Brasileira a cumprir a missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria”, concluiu a vereadora em seu discurso.

Na mesa de autoridades da sessão solene, a Marina do Brasil foi representada pelo comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Reis Leite; o Exército Brasileiro, pelo comandante do 17º Grupo de Artilharia de Campanha, Tenente Coronel Renato Macedo Bione, e o Governo do Estado, pelo secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, delegado Osmir Monte.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo