23/08/2023 Câmara Municipal realiza tradicional solene em homenagem ao Dia do Maçom

Em alusão à passagem do Dia do Maçom Brasileiro, comemorado em 20 de agosto, a Câmara Municipal de Natal realizou sessão solene nessa terça-feira (22), por proposição do vereador Kleber Fernandes (PSDB).

“Desde a revolução francesa, a Maçonaria tem participação efetiva em momentos históricos do Brasil e do mundo. No Brasil, a Maçonaria foi protagonista na Independência, na Proclamação da República, na abolição da escravatura e em tantos outros grandes feitos. Hoje, a Maçonaria atua de forma contundente na defesa da liberdade, da igualdade e da fraternidade, como também de forma beneficente, prestando assistência social às comunidades mais carentes da nossa cidade. Contribuímos diretamente e de forma discreta, como é o perfil das instituições maçônicas. Prezamos também pela atuação nos mais diversos poderes constituídos, cumprindo o papel de defesa dos interesses e dos princípios basilares da ordem maçônica”, justificou o vereador propositor, que é maçom desde 2011, filiado à Loja Maçônica Aurora do Oriente, jurisdicionada ao Grande Oriente do Rio Grande do Norte (GORN).

O presidente da CMN, vereador Erico Jácome, lembrou que a solenidade já é tradicional na casa, ressaltou a importância da Maçonaria para a sociedade e lembrou do exemplo do próprio pai que foi maçom. “Em nome de todos os vereadores parabenizo aos seis homenageados dessa noite e a essa instituição, que faz um trabalho gigantesco e merecidamente reconhecido pela Câmara Municipal de Natal. Conheci a Maçonaria através de meu pai que foi maçom e me deixou exemplo de homem responsável e de bem”, disse o presidente.

Na sessão solene foram homenageados seis maçons das três potências maçônicas do RN: Grande Oriente do Rio Grande do Norte (GORN), Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Norte (GLERN) e Grande Oriente do Brasil (GOB/RN), que juntas reúnem cerca de três mil membros.

Da potência Grande Oriente do Brasil (GOB/RN), foram homenageados dois ex-grãos mestres: Paulo Viana Nunes e José Afonso do Amaral. “A homenagem da Câmara Municipal é de sublime importância e recebemos com carinho muito especial. Ser maçom tem a ver com a essência da Maçonaria em si, que eu sempre defino como sendo promover o bem-estar social. Então no momento que a gente busca algumas ações filantrópicas, algumas ações de ajuda de reconhecimento de amor fraternal, a gente está fazendo Maçonaria. Então essa é a importância da nossa instituição”, definiu o grão-mestre do GOB/RN, Osmar José Maciel de Oliveira.

A potência Grande Oriente do Rio Grande do Norte (GORN) indicou Severino Nogueira e Núbio Fonseca de Melo. “Núbio é o atual, e Severino é o ex-chefe da casa legislativa da nossa potência. Ambos têm grandes serviços prestados às lojas e à comunidade maçônica do Rio Grande do Norte”, comentou o grão-mestre do GORN, Ozair Pinto Filho.

Já o grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Norte (GLERN), Robert Hook, apontou que os homenageados José Edilson e José Ramos foram escolhidos pela dedicação e empenho ao crescimento da instituição. “Estou agradecido por essa homenagem. É uma honra ter nosso trabalho reconhecido”, agradeceu o maçom José Edilson Nunes, ressaltando que já são 47 anos dedicados com amor à Maçonaria.

Durante a sessão solene, o deputado estadual Luiz Eduardo, representou a Assembleia Legislativa, e o secretário adjunto de gestão administrativa Daniel Bandeira, a Prefeitura de Natal. O presidente da Federação do Comercio (Fecomercio/RN), Marcelo Queiroz, também teve assento na mesa de autoridades, juntamente como vereador Raniere Barbosa (Avante).

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo