25/08/2023 Audiência debate problemas no saneamento e execução dos serviços da Caern

Uma audiência pública na Câmara Municipal de Natal discutiu nesta sexta-feira (22) os problemas que a população enfrenta com a falta de saneamento básico e a execução de serviços prestados pela Companhia de Águas e Esgotos (Caern).

A audiência, proposta pelo vereador Zé Humberto (PP), expôs relatos de moradores que sofrem com lama de esgoto em suas portas, problemas no abastecimento de água e demora na recuperação asfáltica em obras da companhia. "Foi uma audiência para a gente poder contribuir de alguma forma para reduzir o desperdício de água e soluções para os esgotos e problemas nas tubulações da Caern. Daqui tivemos relatos e esclarecimentos para todas as regiões da cidade", disse o parlamentar.

O presidente da Comissão Especial de Fiscalização, Recebimento de Obras e Serviços de Engenharia do município (CEFROSE), Junior Pereira, explicou que o órgão fiscaliza e tem um canal direto entre a população e a Caern, mas a emissão de água servida e ligações clandestinas agravam os problemas. "Muitas vezes a água servida e ligações clandestinas provocam o problema porque a própria população faz essas ligações no ramal principal e isso dificulta o trabalho", disse ele.

Como a rede é projetada para suportar um certo nível de material, quando há o excesso, a possibilidade de transbordamento e de abrir buracos nas vias é alta.

O superintendente de manutenção e serviços da Caern, Lamarcos Teixeira, disse que o probelma sempre volta a acontecer porque os dejetos continuam sendo lançados por via clandestina. "Não se trata da mesma obstrução. Sempre há nova obstrução quando há ligações clandestinas.  O sistema é projetado para um limite de bombeamento e dimensão. Quando se vê uma boca de ferro jorrando é justamente a água em grande volume, inclusive as águas pluviais", argumentou.

Sobre os buracos provocados por serviços que a companhia realiza, ele explicou que ocorre mais em períodos chuvosos que dificultam a celeridade na conclusão e que, por haver poucas usinas que produzem o material asfáltico específico para esse fim, também há dificuldade na logística, porém que a companhia tem um canal aberto para receber as demandas da população.

Os vereadores Herberth Sena (PSDB), Eribaldo Medeiros (REDE) e Milklei Leite (PV), também participaram das discussões, juntamente com representantes das secretarias municipais de obras (Seinfra), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico (Arsban), Vigilância Sanitária, bem como lideranças comunitárias.

Texto Cláudio Oliveira
Fotos: Francisco de Assis