• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

28/08/2023 Reforma do Camelódromo do Alecrim é tema de reunião na Câmara de Natal

A reforma do Camelódromo do Alecrim foi tema de reunião na Câmara Municipal de Natal, na manhã desta segunda-feira (28). O encontro aconteceu durante audiência da Comissão da Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo e contou com participação de representantes do espaço comercial, CDL Natal, Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba) e outras entidades representativas. 

Provocada pela CDL Natal, a reunião teve como objetivo debater a situação do destino dos comerciantes do Alecrim. Um projeto de reestruturação do camelódromo, elaborado pela Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), foi apresentado em primeira mão. O material prevê o aumento do número de bancas, trazendo a padronização para melhoria das condições dos permissionários com o espaço para banheiros, refeitório e também uma readequação do projeto de combate a incêndio.

"Esse encontro teve como objetivo discutir um novo Alecrim e um novo Camelódromo. É importante destacar que não foi uma audiência, foi uma reunião dado a importância do assunto que se arrasta há mais de 20 anos. Existe uma apreensão muito grande dos comerciantes com a sobrecarga no ambiente. Tem o problema da segurança, além da questão de oferecer mais conforto para os consumidores", falou o propositor, vereador Dickson Júnior (PDT). 

Para o diretor da CDL Natal, Denerval Junior, o projeto apresentado pretende devolver a dignidade e o respeito a todos permissionários. "O Alecrim é o maior bairro Comercial do estado. É também o maior gerador de emprego e renda e precisa de um carinho e de uma atenção maior da prefeitura. Por isso estamos trazendo e propondo uma reforma com a intenção de devolver a dignidade e o respeito de todos os permissionários. A nossa expectativa é grande. Precisamos do apoio dos vereadores para que se possa, com o grupo forte, mostrar que a prefeitura tem condições de agir e de efetuar essa obra no Alecrim", falou. 

Matheus Feitosa, presidente da AEBA, destaca que a doação do projeto para os permissionários e para a prefeitura é fazer com que o bairro passe a funcionar de forma cada vez mais organizada. "A nossa ideia é estender o camelódromo para frente do Banco do Brasil e o quinto cartório, e assim, possibilitar que a reforma aconteça de forma parcial sem causar prejuízo aos comerciantes. Não tem como reformar o camelódromo de uma vez só. Então, esse espaço que ficaria mais adiante e há poucos metros de onde já existe o camelódromo hoje, permitindo que os clientes continuem circulando", destacou. 

Já a secretária executiva de Parceria Público-Privada da Prefeitura de Natal, Danielle Mafra, destaca que o projeto apresentado, apesar de propor uma solução importante e necessária para o camelódromo, não pode ser olhada de forma isolada. "É necessário um planejamento urbano que contemple todas as questões como a acessibilidade, estacionamento, saneamento e as oportunidades de crescimento e desenvolvimento daquela área para que não se possa, por exemplo, ter um cenário parecido com o que está acontecendo agora no centro da cidade e na Ribeira. A prefeitura anda de uma forma integrada, unindo várias secretarias, e isso é um tema que tem que ser transversal por várias secretarias. Tem que ser pensado, não só no Alecrim, mas nessa conexão do Alecrim com a nossa cidade e o Centro Histórico. Não se pode olhar só e pontualmente apenas para o Camelódromo", observou. 

Texto: Phablo Galvão 
Fotos: Francisco de Assis