28/08/2023 Unidade Mista de Saúde de Mãe Luiza recebe visita de Comissão da Câmara

A Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal esteve na tarde desta segunda-feira (28) na Unidade Mista de Saúde do bairro de Mãe Luiza a fim de verificar o andamento dos trabalhos, identificar possíveis problemas e providenciar soluções. Participaram do encontro os vereadores Herberth Sena (PSDB), Peixoto (PTB), Camila Araújo (União Brasil) e Preto Aquino (PSD).

Durante o encontro, os parlamentares constataram diversos problemas no equipamento como falta de medicamentos, carência de profissionais e deficiências estruturais. A unidade de saúde funciona 24hs com ambulatório e plantão, dispondo de atendimento em pediatria, ginecologia, clínica geral, entre outras especialidades.

"Existem problemas com estrutura e pessoal. O que nos entristece é saber que a unidade atende uma área populosa e carente, a demanda é grande porque são pessoas que necessitam dos serviços de saúde pública. Diante da situação que encontramos aqui, vamos registrar cada ponto importante em um relatório que será encaminhado à Secretaria Municipal de Natal, além de ofícios requerendo melhorias, especialmente estruturais", informou o presidente da Comissão, vereador Herberth Sena.

A vereadora Camila Araújo (União Brasil) também falou sobre a situação da Unidade Mista de Saúde. "A estrutura física, lamentavelmente, é precária. Os servidores trabalham em espaços com mofo, inclusive salas importantes como a de pequenas cirurgias, medicação e animação. A farmácia está com o reboco das paredes caindo e com falta de medicamentos simples e injetáveis como a dipirona", disse ela.

"Trata-se de uma unidade com deficiências muito semelhantes às demais que visitamos nos últimos anos. O cenário é quase sempre o mesmo: equipes com profissionais esforçados e em número razoável, mas necessitando de insumos e reparos urgentes na estrutura", afirmou o vereador Preto Aquino. "Percebemos o cuidado e carinho que os funcionários têm com a comunidade, então, o Poder Público precisa oferecer as condições para que eles possam desenvolver um serviço de qualidade para a população", concluiu o vereador Peixoto.

Fotos: Elpídio Júnior

Comissão de Saúde CMN - Visita a Unidade Mista de Saúde do bairro de Mãe Luiza 28.08.2023