30/08/2023 Câmara Municipal de Natal faz homenagem pelos 35 anos da Banda Grafith

Nesta terça-feira (29), o palco da Banda Grafith foi a Câmara Municipal de Natal. O quarteto mais querido dos potiguares foi homenageado pelos 35 anos de sucesso, em uma sessão solene de proposição do vereador Aroldo Alves (PSDB), que se declarou fã, ou “grafitheiro”, como são chamados os admiradores da banda.

“Nosso mandato, com muita sabedoria, propôs essa homenagem a essa banda que tem muita importância para o Rio Grande do Norte. Uma banda de tradição, que tem público cativo. Hoje a Câmara Municipal, através do nosso mandato, mas com o apoio de todos os vereadores, especialmente do nosso presidente Eriko Jácome, festeja e reconhece os 35 anos da melhor banda que eu já conheci”, comentou o propositor.

O presidente da CMN, vereador Eriko Jácome, destacou o caráter familiar da Banda Grafith e ressaltou como ela consegue agradar o público de todas as idades. A sessão solene foi prestigiada também pelos vereadores Nina Souza, Felipe Alves, Zé Humberto, Eribaldo Medeiros e Raniere Barbosa. A deputada estadual Eudiane Macedo representou a Assembleia Legislativa.

Além dos irmão Christiano Gomes de Lima Júnior (Júnior Grafith), João Batista de Lima (Joãozinho), Antônio Carlos de Lima (Carlinhos) e Luiz Cláudio de Lima (Kaká), foram homenageados Felipe Ferreira de Carvalho Neto, João Batista de Lima Júnior, José Gomes Neto e Flávio Henrique de Lima. Todos integrantes da banda.

Como ex-vereador, Júnior Grafith se disse emocionado em reunir a família e receber a homenagem no plenário Érico Hackradt. Os demais agradeceram a homenagem e o reconhecimento dos vereadores.

“Grafith é uma banda que quebrou paradigmas. Uma banda local que se nacionalizou, consolidada e um fenômeno de massa. Importante dizer que nas duas últimas edições presencias do Carnaval de Natal, a Banda Grafith foi uma das que mais mobiliou público, são seguidores fiéis. É uma banda que honra o Estado, honra a economia criativa e a diversidade cultural. E é por isso que eles estão aqui hoje como protagonistas”, avaliou o secretário municipal de Cultural, Dácio Galvão.

*Sobre a Banda Grafith*

A Grafith é uma banda popular formada em 1988. O repertório sem limite de gêneros musicais ou preconceitos fez com que a banda conquistasse um público fiel, os "grafiteiros". Alguns sucessos históricos da banda são O Bode, Jungle People, O Brasil canta, Camaleão e Fuleragem.

Por sua versatilidade, a banda superou preconceitos e conquistou um público variado em idade e classes sociais, se apresentando em diversos tipos de festas, de micaretas a casamentos.

Os primeiros shows foram no clube Assen, em Natal. A Grafith foi pioneira em fazer show de aniversário em diversas cidades do interior. Em 1990, gravou o primeiro LP, com os primeiros trabalhos autorais e o primeiro sucesso da banda: “Camaleão”. O LP conseguiu emplacar outros sucessos como “Eu sou ilê”, Jacaré e Garotada Lamba, em diversas rádios do Nordeste.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo