• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

12/09/2023 Projeto que institui a Feira do Cordel em Natal é aprovado em Comissão

Em reunião nesta terça-feira (12), a Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação, da Câmara Municipal de Natal, aprovou 25 Projetos de Lei e designou outros 14. Entre os aprovados está o PL que institui a Feira do Cordel de autoria da vereadora Júlia Arruda
(PCdoB). 

"Nosso mandato propôs instituir, no âmbito do município natal, a Feira do Cordel para evidenciar esse estilo literário tão nosso, da nossa cultura, evidenciar a nossa cultura popular. E esse projeto veio por um contato que tivemos com a Casa do Cordel, onde inclusive destinamos uma emenda, exatamente, para ampliar e democratizar ainda mais o acesso dos alunos da rede pública à literatura do Cordel e às cordeltecas, que já é uma realidade. A gente quer também institucionalizar, aqui em Natal, para que toda a biblioteca tenha também a sua cordelteca, para que, exatamente, passe de geração para geração," falou a vereadora.

O presidente da Comissão, vereador Professor Robério Paulino (PSOL), considerou a reunião produtiva. "Primeiro foi uma reunião realmente muito produtiva, foram diversos projetos que a gente designou para relatores, para análise e outros projetos que a gente voltou e apreciou. Foi uma reunião realmente bastante produtiva, um pouco longa, mas conseguimos cumprir toda a pauta com 39 projetos analisados ou distribuídos para pareceres," disse.

A Comissão também aprovou a concessão do Título de Cidadã Natalense a cantora Iza, que morou na capital potiguar na adolescência e o projeto de lei que cria o programa permanente de reforço escolar. 

"Esse projeto da vereadora Ana Paula trata de um problema seríssimo em Natal que é a deficiência no ensino. Nós recebemos, aqui hoje, um pai, a quem eu concedia a palavra inclusive, que falou na nossa sessão, com dois filhos que não sabem até agora ler e escrever. Nos colégios particulares, filhos de classe média, já aprendem a escrever, com 4 anos, 5 anos no máximo, já estão lendo e escrevendo. Então isso nos remete a um problema de deficiência. Uma comprovação da deficiência da educação nas escolas públicas de Natal, especialmente as escolas infantis. E isso é muito ruim essa situação, por isso eu acho que o projeto da colega Ana Paula vem bem a calhar. É um projeto muito importante e eu dei o parecer favorável", falou o vereador Robério. 

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis

Comissão de Educação 12/09/2023