13/09/2023 Câmara Municipal de Natal homenageia destaques do Futebol X1 no RN

Atletas, divulgadores, investidores e incentivadores do Futebol X1 foram homenageados em sessão solene na Câmara Municipal de Natal, nesta terça-feira (12), por proposição do vereador Luciano Nascimento, presidente da Comissão de Esportes da casa.

“Essa modalidade que nasceu em Recife, Pernambuco, e vem se popularizando nos bairros de Natal, já está profissionalizando atletas e gerando empregos e renda. Trata-se de uma modalidade na qual um atleta joga contra outro e seus respectivos goleiros, tanto no campo society quanto no Futsal. O X1 vem lotando arenas e ginásios, movimentando redes sociais e mobilizando torcidas, que são as 'tropas' dos bairros e comunidades”, explicou o vereador propositor, que recebeu cerca de 20 indicações de destaques para homenagear na solenidade.

Para a secretária municipal de esportes, Jódia Melo, a homenagem se justifica para dar visibilidade à modalidade que ela acredita “ter tudo para despontar como o Futsal”. “O X1 surgiu na várzea lá no Pernambuco e vem avançando pelo Nordeste. Em Natal, chegou com força e temos apoiado, pois as comunidades têm abraçado essa modalidade com muita intensidade, porque ela consegue gerar enorme mobilização de torcidas”, ratificou a secretária.

“É importante essa casa reconhecer e homenagear atletas de uma modalidade que nasceu nos bairros e nas periferias e vem tomando proporções gigantes”, reforçou o coordenador de Esporte e Lazer do Governo do Estado, Wangle Alves.

Entre os homenageados estava o Rafael Nascimento Oliveira, atleta e bicampeão de X1. “É uma satisfação e uma honra receber essa homenagem. Quem conhece minha história sabe das dificuldades que enfrentei pra chegar até aqui. Mas estamos realizando um sonho e abrindo caminhos para muitos nessa modalidade”, comentou o jogador de 23 anos de idade.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo