15/09/2023 Sessão solene na Câmara Municipal de Natal relembra 10 anos da Revolta do Busão

Uma sessão solene na Câmara Municipal de Natal, nesta quinta-feira (14), marcou os 10 anos da Revolta do Busão, onda de protestos que mobilizou o movimento estudantil e a classe trabalhadora da cidade contra o aumento das passagens dos ônibus urbanos, em 2013. Foram homenageadas 20 lideranças dos protestos à época, na solenidade de proposição do vereador Robério Paulino (Psol).

“A Revolta do Busão foi um movimento social que entrou para a história de Natal e abriu o caminho para as Jornadas de Junho, série de manifestações que marcou a história da luta social no Brasil e se ampliou em protestos que levantaram várias bandeiras, não só pelo transporte público de qualidade”, lembrou o vereador.

O sindicalista Santino Arruda, um dos homenageados na sessão solene, ressaltou que lembrar da Revolta do Busão dentro da Câmara Municipal de Natal é muito simbólico. “Foi um movimento que marcou a história da cidade e desta casa, que é pra onde o povo se direciona, quando busca solução para as questões do Município. Todas as vozes se direcionam para cá”, observou, acrescentando que outros protestos populares já tinham antecedido a Revolta do Busão, fruto de uma construção histórica de lutas pela melhoria do transporte público da cidade.

Conhecida como “mãe da Revolta do Busão”, por ter participado do movimento ao lado do filho, a ativista social Walquiria Kozakevic agradeceu a homenagem e convocou a atual geração de estudantes a continuar mantendo vivo o movimento estudantil. “Passada uma década, gostaria que os estudantes de agora fossem forjados na mesma forma de muitos dos ativistas daquela época, para continuar a luta por direitos sociais importantes em qualquer cidade”, disse.

Também foram homenageados o cientista social Altanir Morais; o militante Juary Chagas; a diretora do Sindicato dos Bancários, Marta Turra, e a ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN e médica pediatra aposentada, Sônia Godeiro.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo