20/09/2023 CMN homenageia Uern e outorga cidadania à reitora e vice-reitor

As comemorações pelos 55 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte começaram na Câmara Municipal de Natal, na noite desta terça-feira (19), em uma sessão solene de proposição do vereador Herberth Sena (PSDB), para homenagear a UERN e para entregar os títulos de cidadania à reitora Cicília Raquel Maia Leite e ao vice-reitor Francisco Dantas de Medeiros Neto.

"É muito importante exaltar a importância dessa instituição de ensino ao longo de sua história de 55 anos, bem como o trabalho das pessoas que estão à frente dela", defendeu o propositor da homenagem e da concessão dos títulos de cidadania.

O presidente da casa legislativa, vereador Eriko Jácome (MDB), abriu a solenidade e parabenizou o propositor pelo que chamou de “acerto ao homenagear uma instituição e pessoas que tanto já fizeram por nossa cidade”. Também participaram da sessão solene as vereadoras Nina Souza (PDT) e Brisa Bracchi (PT) e o vereador Anderson Lopes (SD) .

“A mossoroense Cicília Maia é servidora efetiva da UERN desde 2006 e foi empossada reitora da universidade em setembro de 2021, tornando-se a 3ª mulher a assumir o cargo máximo da administração universitária. Em sua gestão, a UERN galgou grandes avanços, como a conquista da autonomia universitária e dos planos de cargos e salários dos servidores”, justificou o vereador.

Sobre o vice-reitor Chico Dantas, Herberth Sena destacou que, enquanto diretor do Campus da UERN em Natal: “Professor Chico apoiou a criação e o fortalecimento da Escola de Extensão da UERN – EdUCA, que desempenha importante papel na zona Norte da nossa capital, atendendo ao público com várias ações, oficinas e projetos voltados à qualidade de vida e ao fomento da cultura, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos que têm acesso a cursos de dança, teatro, música e esportes, dentre outras atividades”.

“Recebo esse título de cidadania, como coroação de um trabalho construído ao lado de pessoas valorosas. No decorrer desta caminhada de 55 anos de muita resistência, a Uern leva a filhos e filhas da classe trabalhadora diplomas fazem a diferença na vida das pessoas e no cenário onde elas habitam, mudando a realidade de todas as regiões do nosso Estado”, enfatizou a reitora Cicília Maia.  “Já são 27 anos que me considero natalense não oficial, e agora me torno oficialmente. Tenho uma gratidão imensa à essa cidade que me acolheu. Acho que houve um movimento duplo: eu adotei Natal, e Natal me adotou”, disse o vice-reitor Chico Dantas. Ambos agradeceram aos vereadores pela honraria.

Sobre Uern
Fundada em 28 de setembro de 1968, por 55 anos, a Uern tem oportunizado à população norte-rio-grandense, em especial às pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, o acesso ao ensino superior público gratuito e de qualidade. Nessas cinco décadas e meia, a UERN emitiu mais de 56 mil diplomas de graduação. Em média, por ano, são expedidos cerca de 1.400.

Com seis campi, localizados em Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Natal, Patu e Caicó, a Universidade tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do Estado, através do ensino, pesquisa e extensão.

Em Natal, a Uern chegou há 21 anos, tem cerca de mil alunos e mantém cinco cursos (Ciências da Religião, Direito, Turismo, Ciência da Computação e Ciência & Tecnologia), com estrutura para oferecer até mais oito e somar 13 graduações presenciais. O Campus de Natal ainda oferece programas de pós-graduação e projetos de ensino, pesquisa e extensão, que atendem a comunidade externa, como o Núcleo de Prática Jurídica, que presta assistência gratuita aos moradores da zona Norte, e a Escola de Extensão de Uern (EdUCA), que atende milhares de pessoas em atividades de lazer, esporte e cultura.

Uern em números

6 campi
15 pólos EAD
3 residências universitárias