21/09/2023 CMN homenageia Associação dos Surdos de Natal pelos 29 anos de serviços prestado

A Associação dos Surdos de Natal (Asnat) foi homenageada pela Câmara Municipal, em sessão solene de propositura do vereador Robson Carvalho (União Brasil) e por ocasião do Dia do Surdo, a ser comemorado em 26 de setembro.

“Para mim essa é uma sessão solene de suma importância. Desde 1994, a Asnat vem prestando serviços de relevância à sociedade natalense, principalmente às pessoas surdas ou com algum déficit auditivo. São quase 500 famílias acolhidas e com acesso a diversos atendimentos. Então nada mais do que justo, salutar e importante do que homenagear essa comunidade por todo esse lindo e brilhante trabalho”, justificou o propositor.

Para a presidente da Asnat, Juliana Alves da Fonseca, a sessão solene na CMN foi importante para dar visibilidade à identidade da comunidade surda. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE em 2021, no Brasil, são 2,3 milhões de pessoas com algum grau de surdez, e a maioria não conhece ou não usa a língua de sinais, importante para a inclusão delas na sociedade, através da comunicação.

“É neste contexto que a Associação de Surdos de Natal vem atuando ao longo de 29 anos, proporcionando a inclusão por meio de cursos de Libras, tradução e interpretação, além da convivência com a comunidade surda, e a participação em eventos sociais. Nossa gratidão e apoio aos serviços prestados pela Asnat”, acrescentou o vereador.

Justamente para a inclusão dos surdos no contexto escolar, através da inserção da Língua Brasileira de Sinais, desde a alfabetização, alunos do curso de Gestão Pública do IFRN foram convidados a participar da solenidade.

“A gente paga matéria de políticas públicas e viemos buscar e manifestar o incentivo à implementação delas, para que seja inserida a linguagem de Libras no ensino infantil e fundamental do Município de Natal”, disse o aluno Matheus Feitosa.

A Diretora do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Ednice Moreira, representou a Prefeitura de Natal na solenidade.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo