21/09/2023 Solenidade na Câmara celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene inclusiva na tarde desta quinta-feira (21). Proposta pelo vereador Tércio Tinoco (União Brasil), a iniciativa homenageou pessoas com deficiência empenhadas na luta por inclusão e contou com a participação de instituições e profissionais de destaque do setor na capital potiguar.

"A gente tem uma preocupação muito forte com as pessoas com deficiência. Essa solenidade em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência  mostra que a Câmara Municipal fortalece a causa e mostra que aqui é a Casa de todas as pessoas, em especial as pessoas com deficiência. Ocasiões como essa são importantes para dar visibilidade ao segmento na sociedade natal e contribuir para acabar com preconceitos", comemorou o vereador Tércio Tinoco ao fazer uso da palavra.

O presidente da Casa, vereador Eriko Jácome (MDB), falou que a sessão reafirma o compromisso do parlamento com a inclusão social. "É um momento de festa que ressalta a luta diária dos 29 vereadores natalenses pela inclusão das pessoas com deficiência em todos os setores da nossa cidade. Aproveito para parabenizar a todos que se envolveram na elaboração dessa solenidade tão bonita".

De acordo com a coordenadora do Movimento Independente Pró-Autismo do RN, Liliane Monteiro, a homenagem mostra para a sociedade que é preciso que as pessoas com deficiência também estejam no local onde se fazem as leis, onde se pensa e elabora políticas públicas. "É uma oportunidade para que as pessoas sejam vistas, para que a sociedade respeite, para divulgar o respeito às pessoas com deficiência e principalmente para mostrar e dar visibilidade para essas pessoas", afirmou.

Também presente na sessão, Danielle Morais, intérprete de libras da Câmara Municipal de Natal, falou sobre a importância de aproximar todos os segmentos sociais das decisões políticas. "Desde 2014 a gente trabalha na TV Câmara Natal com o propósito de promover a inclusão das pessoas surdas em todas as atividades do Legislativo, dando acesso ao trabalho dos vereadores e promovendo o protagonismo popular".

Fotos: Elpídio Júnior