26/09/2023 Solenidade celebra oito anos da criação da Lei do Setembro Cidadão em Natal

Para comemorar os oito anos de criação da Lei do Setembro Cidadão na capital potiguar, a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene, nesta segunda-feira (25). A iniciativa homenageou profissionais empenhados na promoção de políticas de cidadania na cidade e contou com a participação de instituições e personalidades de destaque no setor.

A solenidade foi conduzida pela vereadora Nina Souza (PDT) e entre os homenageados estava o vereador Raniere Barbosa (Avante), autor do Projeto de Lei 92/2018, que alterou a Lei Municipal 6.536/2015, e instituiu o "Setembro Cidadão" no âmbito do Município, pelo qual secretarias e órgãos da administração direta e indireta podem promover ações de cidadania ligadas às respectivas áreas de atuação.

"A cidadania engloba vários fatores: educação de qualidade, assistência ao cidadão, a integridade física das pessoas, a defesa da mulher, a defesa da diversidade. Enfim, são inúmeros elementos que fazem com que nós venhamos a pensar um Brasil do futuro. Nós temos uma Constituição Federal que precisa ser propagada, disseminada. Então esse trabalho que é feito por Lígia Limeira e Doutor Jarbas é de uma envergadura enorme, um trabalho que está enraizado nos municípios do Rio Grande do Norte e que está, inclusive, indo para o Nordeste e daqui a pouco para todo Brasil", afirmou Nina Souza.

"Muitas sementes foram plantadas em nossa cidade, criaram raízes e se espalharam para diversas regiões do nosso estado. E aqui fico satisfeito enquanto idealizador de mais de uma Lei Ordinária que hoje já está sancionada, que trata da cidadania como formação cidadã. Então, com muita honra, o Legislativo natalense faz essa homenagem representativa e simbólica no mês de setembro para dizer que Natal é a Capital da Cidadania", celebrou Raniere Barbosa.

De acordo com o juiz Jarbas Bezerra, criador da campanha Setembro Cidadão, há dez anos, ao lado da servidora pública Lígia Limeira, o critério para indicação e escolha dos homenageados deste ano foi a realização de trabalhos no campo da educação para a cidadania, durante o período em que a Lei Municipal foi criada. "Os homenageados nessa sessão solene atuaram em suas áreas específicas e de algum modo influenciaram para resultados positivos na luta por cidadania”.

"Natal já é a Capital da Cidadania, e hoje a Casa do Povo reconhece este marco com diversas homenagens. Penso nesses 8 anos e parece que foi ontem que tudo começou. Como passa rápido, né? Eu me lembro da alegria no dia em que a Câmara Municipal abraçou o Setembro Cidadão e reconheceu como um evento que integra o Calendário Oficial de Natal. Então, é um dia de muita emoção pra gente", agradeceu Lígia Limeira.

Fotos: Verônica Macedo