• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

28/09/2023 Frente debate importância do “Setembro Dourado” no tratamento do câncer

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Natal debateu, na manhã desta quinta-feira (28), a importância da campanha “Setembro Dourado”, tratando das perspectiva e avaliações.  

O Setembro Dourado é um movimento para chamar a atenção da população sobre o câncer em crianças e adolescentes e a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura da doença.

“Hoje, aqui na Câmara de Natal, viemos apoiar a campanha do diagnóstico precoce. A gente defende, sim, a capacitação de profissionais da rede pública, que atendem crianças e adolescentes, como também de outros profissionais convivem com crianças para que, em caso de suspeita de adoecimento devido ao câncer, possam orientar os familiares a procurar o serviço de saúde e que esse serviço público tenha profissionais capacitados que também possam fazer de forma precoce o diagnóstico, possibilitando assim um maior índice de cura e vida saudável das crianças,” destacou a Jussara Almeida Assistente Social do GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer). 

Para o oncologista pediátrico do Hospital Infantil Varela Santiago, Wilson Cleto, a importância da campanha se reflete de forma visível no aumento na quantidade de diagnósticos. 

“Com relação à campanha, a gente percebe a importância e o impacto que tem nos números de pacientes novos que chegam ao hospital. Então, no mês de setembro é visível a quantidade de pacientes para diagnóstico do que nos outros meses. Entretanto, ainda recebemos pacientes com diagnóstico avançado de câncer em setembro. E aí a pergunta que fica é, será que se o setembro dourado fosse março dourado, por exemplo, ou junho dourado, teríamos mais os pacientes chegando em um estado melhor, ainda do que chegaram com doenças não metastáticas e que tivessem um índice de cura muito maior que hoje? Os índices de cura no nosso país giram em torno de 75%, 80%, mas ainda temos uma diferença muito grande com relação aos países desenvolvidos, que curam muito mais do que isso”, observou. 

A reunião da Frente Parlamentar contou com a participação de diversas entidades como a LIGA, Secretaria Municipal de Saúde de Natal, GACC, Casa Durval Paiva entre outros. As falas se somaram no reforço da importância do trabalho que precisa ser feito para que os pacientes cheguem cada vez mais cedo ao diagnóstico e assim os serviços de saúde possam oferecer a cura efetiva.

"Quero aqui render as minhas homenagens a todas essas instituições com um trabalho durante todos os 365 dias de ano, como a Casa Durval Paiva, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer, a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, o Hospital Infantil Varela Santiago e também os parceiros que se somam, como a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria da Educação, Secretaria de Assistência e a Frente Parlamenta. Posso dizer que mais um ano e cada ano tem se consolidado cada vez mais, fortalecido essa rede, essa campanha", falou a vereadora Júlia Arruda (PCdoB). 


Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis

Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente 28/09/2023