29/09/2023 Cirandeira Lia de Itamaracá recebe Título de Cidadã Natalense

A cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá recebeu Título de Cidadã Natalense, antes da apresentação que fez no Espaço Cultural Ruy Pereira, Centro Histórico de Natal, nesta terça-feira (26). A honraria foi entregue pela vereadora Brisa Bracchi, mas a autoria do Projeto do Decreto Legislativo que outorgou a cidadania foi da vereadora Nina Souza, que não pôde participar da sessão solene, por estar cumprindo agenda fora da capital potiguar.

“Estou tendo a honra de representar a vereadora Nina neste momento. Subscrevi o PDL e a parabenizei pela propositura. Essa iniciativa é marcante. Lia de Itamaracá é uma mulher negra importantíssima como representação da cultura brasileira e da música nordestina.  Ela que já veio tantas vezes a nossa cidade para participar de tantos momentos históricos de Natal”, comentou a vereadora Brisa, que é presidente da Frente Parlamentar de Cultura da CMN.

A apresentação que a cirandeira fez em Natal faz parte da turnê comemorativa de 80 anos de vida e arte dela. “Lia de Itamaracá é representante da cultura brasileira no mais largo sentido. Com projeção Internacional, ela é uma marca da Ciranda no Brasil, gênero musical único, com resquícios afro-indígenas de onde ela é oriunda do ponto de vista étnico. Dentro das políticas afirmativas, ela cumpre um grande papel nesse país e fora dele. Então, é uma honra para a cidade tê-la como cidadã.  Eu creio que a propositura da vereadora Nina Souza foi um gol de placa, porque Lia já vem dialogando e fazendo trocas com a cultura local. Lia é de Natal há muito tempo, e agora a Câmara Municipal, num grande gesto, legítima essas trocas culturais imateriais, que Lia já vinha trazendo, já vinha propondo e já vinha impondo voluntariamente para a cidade do Natal”, afirmou o secretário municipal de cultura, Dácio Galvão.

Nascida Maria Madalena Correia do Nascimento, em 12 de janeiro de 1944, na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, desde os 12 anos, participou ativamente das rodas de ciranda. Em 2003, a canção “quem me deu foi Lia”, do compositor Antônio Baracho, consolidou sua trajetória na ciranda brasileira, e hoje ela é considerada a mais célebre cirandeira do Brasil. Dançarina, compositora e cantora, Lia de Itamaracá teve parcerias com grupos e artistas de Natal, sendo a mais expressiva com o músico e compositor Carlos Zens.

Texto: Ilana Albuquerque