29/09/2023 Sessão solene da Câmara celebra 3 anos do Centro Municipal de Cidadania LGBT

A Câmara Municipal de Natal, por proposição do vereador Raniere Barbosa (Sem Partido), realizou uma sessão solene em homenagem aos três anos de funcionamento do Centro Municipal de Cidadania LGBT. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (28) e contou com a participação de instituições e profissionais empenhados na luta por direitos para o segmento. Na ocasião, personalidades de destaque do setor foram agraciadas com diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

O Centro, antiga reivindicação dos movimentos sociais, é um importante espaço que promove a inclusão, apoio e defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+ e desempenha um papel fundamental ao oferecer assistência, orientação e acolhimento para pessoas que buscam apoio em diversos aspectos, desde questões de saúde até direitos civis.

Em seu discurso, o vereador Raniere Barbosa disse que a homenagem reconhece a vitalidade da instituição e a dedicação de todos os profissionais e ativistas envolvidos. "É um reconhecimento ao grande trabalho que desempenham na promoção da igualdade, respeito e inclusão, contribuindo para uma sociedade mais justa e consciente da diversidade e pluralidade".

Sérgio Cabral, coordenador geral do Centro Municipal de Cidadania LGBT, falou que o equipamento é uma realização da gestão do prefeito Álvaro Dias. "Uma conquista histórica, tendo em vista que este órgão público atende a população LGBT em vulnerabilidade social, que reside em nossa cidade. E essa homenagem às pessoas que construíram durante três anos aquele espaço é muito gratificante, porque a gente sabe que o Legislativo natalense também está lutando contra preconceitos e violências na capital potiguar", pontuou.

A secretária municipal da Igualdade Racial, de Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (SEMIDH), Yara Costa, comemorou a iniciativa da Câmara de Natal. "A homenagem desta noite celebra três anos de existência e vitórias do Centro. Faz-se necessário salientar que poucas capitais brasileiras possuem um espaço público como este. E a gente agradece a toda a população LGBT pela luta, pois se o Centro existe hoje é porque eles lutaram".

Entre as personalidades homenageadas estava a psicóloga Mariana Fonseca, que agradeceu o reconhecimento do Poder Público ao seu trabalho. "A minha satisfação é enorme, por estar sendo reconhecida enquanto profissional, psicóloga que atua em defesa dos direitos da população LGBT. A instituição tem uma importância gigantesca, principalmente nessa sociedade que a gente vive, cada vez mais conservadora. E neste momento a gente está dando visibilidade a essa população, visibilidade a um trabalho que gera impactos sociais positivos para Natal", concluiu.

Fotos: Elpídio Júnior