25/10/2023 Câmara de Natal realiza solenidade para celebrar o Dia do Médico Veterinário

Por proposição do vereador Robson Carvalho (União Brasil), a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene em alusão ao Dia do Médico e Veterinário. A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (24) e homenageou representantes das duas categorias com certificados de reconhecimento, pelos relevantes serviços prestados à sociedade natalense.

O Dia do Médico Veterinário é comemorado anualmente em 9 de setembro, porque foi exatamente nessa data, no ano de 1933 que foi assinado o decreto que regulariza a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no país. Os cursos de Medicina Veterinária já existiam desde 1910, no entanto, a sua oficialização aconteceu apenas em 9 de setembro de 1933, através do Decreto 23.133 assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.

"Me sinto feliz e lisonjeado por homenagear médicos e médicas veterinárias por salvar a vida de milhares de animais na capital potiguar. Portanto, estes profissionais que trabalham e lutam diariamente pela saúde animal merecem todo respeito e reconhecimento do Legislativo natalense pela imensa contribuição social que oferecem", declarou o vereador Robson Carvalho, ao fazer uso da palavra.

Entre os homenageados, o veterinário Ewerton Correia Tinoco Junior elencou atributos necessários para ser bem sucedido na profissão. "Em primeiro lugar, precisa ter amor pelos animais. Porque se você não tiver amor pelos animais, não pode ser veterinário de jeito nenhum. Também é importante atuar com sensibilidade e compromisso, sem jamais perder de vista a importância que os pacientes possuem na vida dos seus tutores. E, claro, muita dedicação aos estudos".

Conhecido por fazer trabalho voluntário e a baixo custo, Milano Máximo cobrou mais investimentos do Poder Público no setor. "Infelizmente, os governos não têm tanta atenção, cuidado e preocupação com os animais que hoje, como sabemos, fazem parte da família brasileira", afirmou o médico veterinário, que agradeceu a honraria concedida pela Câmara: "O sentimento é de missão cumprida, porque todos nós que estamos aqui e muitos também que não estão, contribuíram para o crescimento e visibilidade da nossa profissão, que a cada dia ganha mais espaço na sociedade".

Na sequência, Tarcísio Barreto aproveitou a ocasião para comemorar 20 anos de atuação no segmento. "Recebo com grande satisfação o reconhecimento da Câmara Municipal que já me concedeu o Título Cidadão Natalense em 2018, do qual muito me orgulho. Então, é só gratidão por tantas vitórias ao longo de duas décadas de trabalho. Quero, ainda, dedicar esta honraria a todos aqueles animais que de alguma forma ajudei a melhorar a saúde. Muito obrigado!".

Fotos: Verônica Macedo

Comissão de Educação 24/10/2023