31/10/2023 Audiência pública na Câmara debate a situação da saúde bucal em Natal

Por proposição do vereador Daniel Valença (PT), a Câmara Municipal de Natal realizou uma audiência pública que debateu o seguinte tema: "Saúde Bucal em Natal: os desafios para um atendimento digno, de qualidade e universal". Marcaram presença representantes do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte, profissionais e estudantes de odontologia. A audiência também marcou o Dia do Dentista, celebrado no dia 25 de outubro.

"A gente percebe que há uma demanda por melhoria nas unidades de saúde para que possa aumentar o atendimento em saúde bucal da população de Natal. De acordo com o sindicato, nesse momento apenas 42% da população possui cobertura odontológica, o que é uma média baixa. Imaginar que mais de 50% da população não está tendo acesso a um atendimento bucal de qualidade gratuito e universal. Então, essa audiência vem para comemorar o Dia do Dentista, mas também para trazer as pautas concretas que a categoria tem para debater com a sociedade natalense", afirmou o vereador Daniel Valença.

Janine Nóbrega, presidente do Conselho Regional de Odontologia, parabenizou a Câmara Municipal por abrir um espaço para debater a situação dos profissionais de Odontologia que atuam no município. "Não estamos recebendo o piso salarial de acordo com a lei federal, falta condições de trabalho, insumos, entre outras carências. Todos aqui temos o mesmo objetivo: garantir atendimento para a população de Natal".

Ivan Tavares, presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado do Rio Grande do Norte, elencou alguns dos problemas enfrentados pela categoria. "A grande problemática hoje é que não temos uma data base para garantir a evolução dos nossos vencimentos. Por este motivo, a iniciativa deste Legislativo é tão relevante, porque mostra aos munícipes como a saúde bucal é tratada na cidade", declarou.

Fotos: Elpídio Júnior