31/10/2023 “A solene das solenes”: Câmara de Natal homenageia cerimonialistas

“A solene das solenes”, assim definiu a vereadora Julia Arruda a sessão realizada pela Câmara Municipal de Natal, na noite dessa segunda-feira (30), no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), de propositura dela e em alusão ao Dia do Cerimonialista, comemorado em 29 de outubro.

“Dentre todas as sessões solenes que promovemos ao longo do ano, essa sempre ocupa um espaço especial, uma vez que temos a oportunidade de reconhecer os responsáveis por tornar os eventos bem sucedidos”, disse a vereadora. Desde 2013, através da lei 6.383, de autoria de Julia Arruda, Natal celebra o Dia Municipal do Cerimonialista a cada 29 de outubro. “Essa lei muito me orgulha, por entender a relevância desta categoria para a sociedade. Muitas vezes, as pessoas se deparam com eventos muito bem organizados, mas desconhecem o real caminho para se chegar naquele resultado”, ressaltou.

“Antes de arrumar o palco, nosso trabalho começa com muita coleta de informações e reuniões de planejamento. Há muito esforço de equipe envolvido para realizar momentos especiais e irretocáveis, evitando incidentes. Para isso, o cerimonialista também precisa de equilíbrio emocional, para lidar com situações que possam vir a ser conflitantes”, contou Laisy Cabral Miranda, cerimonialista da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) há sete anos e uma das 13 profissionais homenageadas.

Para o chefe do cerimonial do Governo do Estado e presidente da Confraria dos Cerimonialistas do RN, João Batista Santana: “O profissional de cerimonial é aquele que está empenhado, dedicando tempo, esforço e talento para que sonhos se realizem, assim como os desejos dos anfitriões que o encarregaram de organizar tal evento. Dito isso mais uma vez, agradeço à Câmara Municipal de Natal que aplaude o trabalho do cerimonialista”, definiu e agradeceu.

Durante a sessão solene, a Câmara Municipal de Natal também homenageou 16 personalidades “amigos e amigas do cerimonial”, entre os quais estavam jornalistas, fotógrafos, gerentes de espaços para eventos, entre outros.

Regulamentação

O presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Cerimonial (ABPC), Marcello Gilbertoni, e o vice-presidente da ABPC - Região Nordeste, Pádua Martins, também agradeceram à iniciativa da CMN, através da vereadora Júlia Arruda, e destacaram que a profissão de cerimonialista está mais perto que nunca de ser regulamentada, com projeto de lei aguardando ser votado no Senado, já tendo passado pela Câmara Federal.

Eles esclareceram que sendo regulamentada, a formação de novos profissionais passará a ser por graduação em nível superior. Por enquanto, a qualificação se dá por cursos respaldados pela ABPC.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo