31/10/2023 Câmara de Natal realiza sessão solene pelos 506 anos da Reforma Protestante

Os 506 anos da Reforma Protestante foi comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Natal, realizada na noite desta segunda-feira (30) por iniciativa da Mesa Diretora da Casa. Vários pastores integraram a mesa estendida representando diversas denominações da capital potiguar. Na ocasião, houve a outorga da Comenda Martinho Lutero a 26 líderes religiosos do segmento evangélico pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

Celebrada oficialmente no dia 31 de outubro, a Reforma Protestante, movimento liderado por Martinho Lutero no século 16, foi um marco na história moderna quando o monge agostiniano, em 1517, fixou na porta da Igreja de Wittenberg, na Alemanha, 95 teses que criticavam a conduta da Igreja Católica. Em suas teses, Martinho Lutero pregava que somente a fé em Deus salvava as pessoas e que isso não poderia ser comprado por meio das indulgências.

"São 506 anos de história de um movimento que mudou para sempre os rumos do Cristianismo. Para celebrar a data, a Câmara de Natal reconhece através desta solenidade a atuação de pastores que conduzem as suas igrejas e pregam o Evangelho com determinação, retidão e compromisso social. Trata-se de personalidades brilhantes que realmente fazem a diferença nas comunidades em que estão", comemorou o presidente do Legislativo natalense, vereador Eriko Jácome (MDB).

"Esta comenda tem uma importância muito grande, sobretudo para o segmento cristão evangélico. No século XVI, o monge Martinho Lutero fez uma grande descoberta sobre as parábolas que ali estavam nos evangelhos de Jesus Cristo, segundo os apóstolos, e algumas atitudes que eram tomadas pelos religiosos da época. Ele foi combatente, por isso que nasceu o movimento protestante, que protestavam contra as práticas e as condutas religiosas daquela época", explicou a vereadora Camila Araújo (União Brasil).

O pastor batista Eliel Moreira da Silva Júnior ressaltou a importância da iniciativa do parlamento municipal. "Com muita alegria recebemos a notícia da convocação da Câmara para homenagear autoridades espirituais. O gesto é merecido porque os pastores  são sacerdotes que oram pelas autoridades que governam a cidade para que haja felicidade, justiça, paz e prosperidade. A Reforma protestante para os dias atuais é isso: líderes espirituais que oram e ajudam os poderes constituídos pela sociedade a melhorar a vida das pessoas".

Na sequência, o pastor da Assembleia de Deus Jackson Costa de Oliveira disse que os pastores lidam diariamente com os desafios enfrentados pelas famílias brasileiras, sendo as igrejas verdadeiros hospitais espirituais, além de centros de convivência comunitária. "Por este motivo, a solenidade realizada pelos vereadores de Natal é tão representativa. Porque foca em todos os impactos que uma igreja gera numa comunidade: espiritual, político, econômico e cultural. Considero muito inteligente os nossos parlamentares terem esse olhar amplo para os evangélicos".

Fotos: Elpídio Júnior / Ingryd Silva