• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

31/10/2023 Escola e CMEI nas Quintas recebem visita da Comissão de Educação da CMN

Prosseguindo com a agenda quinzenal de visitas fiscalizatórias nas escolas municipais, a Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal esteve na manhã desta terça-feira (31) na Escola Municipal Ferreira Itajubá e no CMEI Professora Maria do Socorro Lima, nas Quintas, Zona Oeste da capital, fim de verificar e identificar possíveis problemas e providenciar soluções. 

Participaram do encontro o vereador Daniel Valença (PT) e assessores dos mandatos dos vereadores Júlia Arruda (PCdoB) e Robério Paulino (PSOL). 

"Ótima a visita da comissão nesse sentido de verificar como está o funcionamento da escola e de seus problemas. Bem como ouvir os professores, gestores e funcionários. É muito importante, porque só sabe como é uma escola, quem está com o pé no chão dentro dela," falou Nilton Fraga, o diretor administrativo do Ferreira Itajubá. 

A principal demanda apontada pelo corpo docente da escola diz respeito a saúde mental da própria equipe.  "A primeira demanda atualmente que necessitamos diz respeito a cuidar de nós mesmos, nós estamos em um quadro doentio. A gestão, coordenação, professores, estão com um quadro muito defasado de professores doentes ou ficando doente", observou Nilton. 

Com 20 anos de sala de aula, a professora Fátima Fonseca, corrobora com a fala do diretor. "Não gosto muito de dizer isso, mas a nossa profissão virou uma profissão de risco. A nossa clientela precisa ser muito orientada. Fazemos essa orientação, mas também temos o nosso limite. Não vamos dar conta de tudo. Já tenho mais de 20 anos de professora e já vi de tudo numa escola. E espero que mude," desabafou.

Já no CMEI Professora Maria do Socorro Lima a principal demanda apontada foi relacionada a estrutura física do espaço.

"Em todos os CMEI's que temos visitado, observamos um carinho e uma dedicação pedagógica muito grande. Entramos nas salas e percebemos que elas estão realmente apropriadas para receber as nossas crianças. Então, me parece que as deficiências são aquelas de sempre, de carácter mais estrutural. Aqui, no CMEI Maria do Socorro Lima, percebemos um terreno gigante que precisa ser melhor aproveitado. Há uma demanda de cobertura da quadra para dar maior funcionalidade", falou o vereador Daniel Valença. 

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis