01/11/2023 Engenheiro que participou da construção da Ponte Newton Navarro recebe cidadania

O engenheiro Antemildo Batista de Andrade teve a cidadania natalense outorgada pela Câmara Municipal, em sessão solene, nessa terça-feira (31). A proposição foi do vereador Chagas Catarino.

“Sou muito seletivo com as indicações do mandato para a concessão de Títulos de Cidadania. Antemildo é um profissional que tem grandes serviços prestados a Natal e ao Rio Grande do Norte. Trabalhou na construção da Ponte Newton Navarro desde a fundação até o término e também em outras grandes obras. É um momento muito especial este de poder prestar essa homenagem e fazer dele um cidadão natalense”, justificou o propositor.

“Estou emocionado e muito honrado com um título dessa magnitude. Tornar-me um cidadão natalense é um grande orgulho, porque Natal significa muito em minha vida. Aqui estudei, trabalhei e apareci para o restante do Brasil em função do que aprendi em Natal”, agradeceu o homenageado.

Natural de Sumé, na Paraíba, filho de um agricultor e de uma dona de casa, Antemildo Batista de Andrade chegou a Natal em 1971, para fazer o ensino médio no Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense. Depois ingressou na graduação em Engenharia Civil, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Atuou na construção da Ponte Newton Navarro, também conhecida como Ponte Forte-Redinha ou Ponte Nova, desde a primeira estaca até a conclusão. Além disso, também fiscalizou outras obras importantes em Natal, como o Hospital Maria Alice Fernandes, o Pavilhão de Exposição do Centro de Convenções, o Edifício do Fórum Miguel Seabra Fagundes e o Prédio da Procuradoria do Estado.

“Estou muito feliz por participar deste momento, porque estudamos juntos desde o Colégio Atheneu e no curso de Engenharia da UFRN. Foi uma longa história para chegarmos aqui. Antemildo é uma pessoa maravilhosa, que sempre buscou usar a profissão para benefício de nossa população, então parabenizo o vereador por ter concedido essa muito merecida homenagem”, testemunhou a engenheira e ex-secretária municipal de mobilidade urbana Elequicina Santos.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macêdo