• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

17/11/2023 Câmara de Natal concede cidadania à professora Maria do Livramento

Por proposição da vereadora Nina Souza (PDT), a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene para entrega do Título de Cidadã Natalense à economista Maria do Livramento Miranda Clementino pelos relevantes serviços prestados à capital potiguar. A solenidade reuniu autoridades políticas, membros da comunidade acadêmica, familiares e amigos da homenageada.

Nascida em Itaipu (RN), Maria do Livramento dedicou quase cinco décadas à promoção de políticas públicas no Rio Grande do Norte. Sua trajetória acadêmica inclui formação em Economia, Sociologia e Política, além de mestrado e doutorado. Focou suas pesquisas no Planejamento Urbano, sendo pioneira na área. Casada e mãe de três filhos, Livramento continua ativa na UFRN, onde atua há 46 anos, e seu legado possui numerosas publicações científicas. 

"Forte e aguerrida, essa mulher é uma autoridade nacional do planejamento na Gestão Pública. Uma pessoa séria e dedicada em tudo que faz, que hoje temos a satisfação de entregar nossa maior honraria. O Título de Cidadania é uma certificação, uma legitimação daquela pessoa como parte da cidade. Ou seja, é o município que adota e reconhece que o indivíduo tem contribuições importantes para a sociedade. É isso que significa esta justa e merecida homenagem", afirmou a vereadora Nina Souza.

Lindijane Almeida, diretora do Instituto de Políticas Públicas da UFRN e amiga da homenageada, também participou do ato solene. "Um exemplo de mãe e de profissional. Ela é um dos nossos orgulhos no Instituto de Políticas Públicas, inclusive é a fundadora do curso de Gestão de Políticas Públicas, em 2008, e do Núcleo Avançado de Políticas Públicas, em 2004, entre outros feitos acadêmicos. Trata-se de uma referência nacional, sobretudo no que tange à discussão das regiões metropolitanas". 

O diretor da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), Gilton Sampaio de Souza, pontuou que o reconhecimento do trabalho da professora Maria do Livramento mostra que o povo de Natal entende a relevância da educação, ciência e pesquisa. "Estão todos de parabéns: a homenageada, a vereadora Nina Souza, a Câmara Municipal e a UFRN. A capital potiguar pode se orgulhar de ter como filha uma das pesquisadoras mais brilhantes do Brasil", disse ele, que na ocasião representou a governadora Fátima Bezerra.

Marco Bruno Miranda, juiz federal e filho de Maria do Livramento, falou em nome da família. "Quero agradecer todos os gestos de consideração e apreço que tiveram com a nossa família desde que entramos nas dependências deste parlamento. Estamos comovidos, felizes e gratificados com uma homenagem histórica como essa". 

Ao fazer uso da palavra, Maria do Livramento agradeceu a homenagem do Legislativo natalense. "Estou honrada com a concessão deste título tão importante, representativo e simbólico. Porque Natal significa, para mim, o lugar que escolhi para morar, construir minha família, fazer amigos e dedicar meu trabalho. Aqui criei meus filhos e alcancei todos os objetivos profissionais que tracei. Portanto, me sinto realizada com tamanha manifestação de carinho", declarou. 

Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo