07/12/2023 CMN homenageia 88 anos da Escola Isabel Gondim e outorga cidadania à pedagoga

Em alusão aos 88 anos da Escola Estadual Isabel Gondim, segunda instituição de ensino mais antiga do RN, fundada em 1935 no bairro das Rocas, a Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quarta-feira (06), sessão solene para homenagear ex-professores e ex-alunos, por proposição da vereadora Margareth Regia, que também estudou na escola.

“Essa é uma solenidade muito especial para mim. É muita emoção poder prestar homenagens a esses metres e mestras, que através do conhecimento que transmitiram possibilitaram a mim e a tantos outros muitas conquistas”, disse a vereadora.

Fundada como grupo escolar, a Escola Estadual Isabel Gondim recebeu o nome da poetiza e primeira mulher integrante do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, e teve como primeiro diretor o professor Acrísio Freire, um dos nomes mais reverenciados na história da educação escolar no Rio Grande do Norte.

Em 2014, a escola esteve prestes ser fechada o que não ocorreu graças à intervenção da equipe pedagógica. Desde 2017, funciona em sistema de tempo integral com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e possui ampla estrutura física.

Entre os 18 homenageados na sessão solene, o ex-professor Levi Rodrigues de Miranda disse que estava grato pelo reconhecimento. “Passei 46 anos em sala de aula. A Isabel Gondim foi uma das escolas pelas quais passei, como aluno durante a década de 1960 e depois como professor de geografia, na década de 1980.  É muito gratificante receber essa homenagem depois de tanto tempo”, disse.

O secretário adjunto de Educação do Município, Mario Sérgio, representou a Prefeitura de Natal na solenidade e parabenizou aos homenageados, à Câmara Municipal de Natal e à vereadora Margareth Regia, pela iniciativa de exaltar “uma instituição de ensino que já tanto contribuiu para a educação de nossa cidade”.

Título de Cidadania Natalense

Na mesma Sessão Solene, a Câmara Municipal de Natal entregou Título de Cidad? Natalense à pedagoga Eliene Vieira de Figueirêdo, aprovado também por proposição da vereadora Margareth Regia.

Potiguar de Mossoró, Eliene é professora da Educação Especial do Estado do Rio Grande do Norte e em cursos de formação de professores em diversas cidades do Brasil.

“É uma grande alegria me tornar cidadã natalense, como reconhecimento pelo trabalho que venho desenvolvendo na cidade, tanto na formação de professores como na educação de pessoas com deficiências”, disse a homenageada, destacando que chegou a Natal com apenas cinco dos seus 54 anos de idade, e aqui desenvolveu todas as habilidades que hoje emprega na prestação de serviços à população.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo

CMN homenageia 88 anos da Escola Isabel Gondim e outorga cidadania à pedagoga Eliene Vieira de Figueirêdo 06/12/23