08/12/2023 Câmara Municipal de Natal homenageia 42 anos da Adefern

Nesta quinta-feira (07), a Câmara Municipal de Natal realizou sessão solene em homenagem aos 42 anos da Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Rio Grande do Norte (Adefern), por proposição do vereador Milklei Leite.

A Adefern foi fundada em 11 de dezembro de 1981, para lutar pelos direitos de cidadania das pessoas com deficiência física, mas ao longo de quatro décadas ampliou o atendimento para pessoas com deficiências múltiplas, auditiva, visual, intelectual, doenças raras e idosos.

O presidente da Adefern, José Odon Abdon, atualmente no oitavo mandato à frente da Associação, ressalta que são realizados centenas de atendimentos em fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia. Ele fala com orgulho de o quanto a entidade cresceu desde a fundação em 1981 e da ampliação do público atendido desde então. “Nosso objetivo é transformar a associação em um centro especializado de reabilitação”, conta. Para ele, os órgãos de saúde e políticas públicas têm, com as pessoas com deficiências, uma dívida altíssima. O presidente também estima que o número de pessoas com deficiência física tende a crescer, principalmente pela média diária de 53 acidentes com motocicletas em Natal, dos quais cerca de 17 pessoas saem mutiladas.

Para o vereador Milklei Leite, propositor da sessão solene, homenagear a Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Rio Grande do Norte dispensa justificativas, pois a história de prestação de serviços da Adefern é conhecida por toda população natalense.

A Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Rio Grande do Norte está instalada na Rua Cariacica, nº 2000, no Conjunto Santarém, no bairro Potengi, e funciona exclusivamente de doações da sociedade civil. Quem quiser contribuir pode entrar em contato pelos números (84) 9.8638-2722 e 9.8738-0584 (Whatsapp) ou pelas redes sociais: Instagran/adefern_ e Facebook/adefern

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo